Reflexões sobre o ensino de português como L2 para alunos surdos do curso de Letras-Libras

a construção dos sentidos das palavras

Autores

Palavras-chave:

Português como segunda língua, Surdos, Libras, Letramentos, Vocabulário

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma experiência de ensino de português como segunda língua (PL2) para estudantes surdos do curso de Letras-Libras da [sigla da Universidade]. A experiência partiu de um projeto de produção de materiais didáticos e se desenvolveu por meio da aplicação desses materiais por um mestrando, que ministrou a disciplina de PL2 e construiu notas de campo sobre a experiência. Para a concepção da disciplina e a análise dos dados, exploramos contribuições oriundas dos Estudos do Letramento, dos Estudos Surdos, entre outros. Foram analisados três eventos de ensino e aprendizagem de vocabulário e se constataram: (i) a importância da Libras como língua de interação na sala de aula; (ii) a construção coletiva dos sentidos de palavras e expressões em português; (iii) a complexidade que envolve o trânsito entre as línguas na sala de aula.

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Biografia do Autor

Thiago Loyola Franco, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/POSLIN), na área Linguística Aplicada; bolsista pela CAPES. Especialista em LIBRAS, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduado em Letras Português (2022), pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Técnico em Tradução e Interpretação em Libras (2023), pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Foi bolsista pelos programas: Programa Institucional de Bolsa na Iniciação à Docência (PIBID) - CAPES; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Unimontes (BIC/UNI) - FAPEMIG; Programa Residência Pedagógica (RP) - CAPES. Membro dos Projetos de Extensão Laboratório de Libras e Surdez (LabLibras - UFSB) e Grupo de Estudos em Língua de Sinais Brasileira (GELIS - UFSB); e do Projeto de Pesquisa "Poesia na boca do povo: propostas para atividades de leitura do texto poético", da Unimontes (RESOLUÇÃO CEPEx/UNIMONTES N. 023, de 08 de fevereiro de 2023). Atuou como professor de PL2 para surdos no Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) de Montes Claros. Apto em Interpretação Simultânea - Libras/Língua Portuguesa com ênfase na Interpretação no Contexto Educacional - Sala de Aula, pelo CAS/Moc.

Eva dos Reis Araújo Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora e mestra em Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo sido bolsista do CNPQ. Especialista em Tradução/Interpretação e Docência de Libras, pela Faculdade Uníntese/UTP. Graduada em Letras, Licenciatura em Português e Bacharelado em Estudos Linguísticos do Português, pela FALE/UFMG. Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Educacional (UNINTER). Desde 2010, estuda e trabalha na área de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e ensino de português como segunda língua (PL2) para surdos. Trabalhou como professora e coordenadora da disciplina de Libras/EaD, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), entre 2021 e 2023. Atualmente, atua como professora adjunta do curso de Letras/Libras na FALE/UFMG. É membro pesquisadora do Núcleo de Estudos em Libras, Surdez e Bilinguismo (NELiS), da FALE/UFMG. Principais áreas de interesse: Libras, PL2, linguagem e tecnologia, Educação a Distância (EaD), Multimodalidade.

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Publicado

2024-12-21