O mito de Hércules: entre quadrinhos e cordéis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-3446.2021.v9.33547

Palavras-chave:

Hércules, Quadrinhos, Cordel, Ensino de Literatura, Metamorfoses

Resumo

O presente trabalho objetiva pensar o mito de Hércules no quadrinho de Ortega (2012) e no cordel de Marco Haurélio (2013), em comparação com as Metamorfoses, de Ovídio, tendo como objetivo sua realização dentro da dinâmica do ensino de literatura. Para tanto, nos valemos das considerações de Mortatti (2014; 2001) e Dalvi (2013a, 2013b) sobre o ensino de literatura no ensino básico, de Grijó (2017) sobre adaptação de obras literárias, e de Alves (2013) sobre literatura de cordel. Entendemos que a contraposição entre diferentes produções literárias possibilita que o aluno compreenda as adequações genéricas, ao mesmo tempo em que depreende as peculiaridades de cada gênero e de cada forma de circulação do texto na sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Thayrynne Coutinho, Limes - Fronteiras Interdisciplinares da Antiguidade e suas Representações

Graduada do curso de Letras-Português pela UFES e integrante do grupo Limes - Fronteiras Interdisciplinares da Antiguidade e suas Representações. 

Leni Ribeiro Leite, Professora Associada, Departamento de Línguas e Letras, Letras Clássicas, Universidade Federal do Espírito Santo.

Professora Associada, Departamento de Línguas e Letras, Letras Clássicas, Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

COUTINHO, T.; RIBEIRO LEITE, L. O mito de Hércules: entre quadrinhos e cordéis. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 39–57, 2021. DOI: 10.34019/2318-3446.2021.v9.33547. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/33547. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos