Ética na tradução de literatura infantojuvenil: análise de duas traduções de Viagem ao centro da Terra

Autores/as

  • Fernanda Silva Rando mestrado pelo programa de Estudos Linguísticos da UNESP

Palabras clave:

tradução de literatura infantojuvenil, ética no processo tradutório, literatura infantojuvenil

Resumen

O tradutor de literatura infantojuvenil (LIJ) deve atentar-se a uma questão muito peculiar que diz respeito à relação assimétrica que ele, adulto, tem com seu público-alvo em potencial, isto é, crianças e jovens. Por conseguinte, o tradutor de textos para esse público, além de ser influenciado por seu contexto social, histórico e cultural, como em todo ato tradutório, lida também com sua visão do universo infantojuvenil. Diante de tal fato, este artigo visa analisar alguns aspectos da tradução de LIJ e as estratégias usadas para traduzir e/ou adaptar, sobretudo, nomes próprios, termos técnicos e estrangeirismos. O corpus constitui-se de duas traduções do clássico da literatura francesa Voyage au centre de la Terre (Viagem ao centro da Terra), de Júlio Verne, e a fundamentação teórica baseia-se principalmente nos conceitos de ética no processo tradutório (VENUTI 2002); BERMAN, 1995 e 2013; OLIVEIRA, 2005, 2006, 2007 e 2008). A análise foi realizada de modo comparativo, e não avaliativo, de alguns excertos, de capítulos variados, que ilustram diferentes procedimentos éticos.

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Publicado

2015-08-15

Cómo citar

SILVA RANDO, F. Ética na tradução de literatura infantojuvenil: análise de duas traduções de Viagem ao centro da Terra. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 63–76, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/23033. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos