Tradução de Was darf die Satire?, de Kurt Tucholsky
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-3446.2023.v11.41677Palavras-chave:
tradução, sátira, Kurt TucholskyResumo
Esta proposta tradutória tem como intuito apresentar uma tradução - do idioma original em alemão para o português brasileiro - para o texto intitulado Was darf die Satire? O texto original foi publicado em 27 de janeiro de 1919 no jornal alemão Berliner Tageblatt (que esteve em atividade de 01 de janeiro de 1872 a 31 de janeiro de 1939), um dos mais influentes de sua época. A autoria é do jornalista, ensaísta, satirista, poeta e crítico Kurt Tucholsky (1890-1935), que se tornou renomado por conta de suas sátiras, e que também assinava os seus trabalhos sob os pseudônimos Peter Panter, Theobald Tiger, Ignaz Wrobel e Kaspar Hauser. Em Was darf die Satire?, assinado por Ignaz Wrobel, Tucholsky tem como tema justamente a sátira e os seus limites e responsabilidades. Em sua opinião, a sátira tudo pode.
Downloads
Referências
LINDER, Birgit. Multiple Pseudonymities: The Affinity by Choice between Kurt Tucholsky and Kaspar Hauser. German Studies Review. Maryland, v. 34, no. 1, 2011, p. 45–68.
ROSZIK, Anderson Augusto. A crítica política e literária de Kurt Tucholsky e o início da República de Weimar (1919-1924). Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de pós-graduação em Letras da Faculdade de Ciências e Letras de Assis – UNESP – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2007.
TUCHOLSKY, Kurt. Was darf die Satire?. 1919. Projekt Gutenberg-DE. Disponível em: https://www.projekt-gutenberg.org/tucholsk/16satire/chap012.html. Acesso em: 29 mar. 2023.
TUCHOLSKY, Kurt. Rheinsberg: Impressões para os apaixonados. Tradução de Lilian Souza Dunley. Bremen: DNLY, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dionelle Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.