Juvenal e os intelectuais: tradução da sátira VII
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-3446.2023.v11.41327Palavras-chave:
Juvenal, Sátira VII, intelectuaisResumo
O objetivo principal desse texto é, através da tradução da Sátira VII, de Juvenal, apresentar a condição dos vários profissionais ligados à educação e cultura em Roma no tempo do poeta, isto é, séculos I e II d.C., e demonstrar que o gênero literário escolhido pelo autor, a sátira, serve perfeitamente como fonte para reconstruir o ambiente literário e intelectual romano da época.
Downloads
Referências
Edições e traduções
BARELLI, E. (trad.). Decimo Giunio Giovenale: Satire. Milano: Rizzoli, 1960.
DE LABRIOLLE, P.; VILLENEUVE, F. Juvénal, Satires. Paris: Les Belles Lettres, 1967.
PAOLICCHI, L. (cur.). Persio – Giovenale: Le satire. Roma: Salerno Ed., 1996.
VIANSINO, G. (cur.). Decimo Giunio Giovenale: Satire. Milano: Mondadori, 1990.
Estudos
COURTNEY, E. A Commentary on the Satires of Juvenal. London: Athlone Press, 1980.
HELMBOLD, W. C., O'NEIL, E. N. The Form and Purpose of Juvenal's Seventh Satire. CPhil (Classical Philology), Chicago, 54, 1959, p. 100-108.
LEFÈVRE, E. La letteratura dell’età republicana. In: GRAF, F. (dir.). Introduzione alla filologia latina. Roma: Salerno, 2003, p. 223-261.
PEPE, L. Questioni Adrianee. Giornale Italiano di Filologia, Tournhout, 14, 1961, p. 163-173.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mônica Costa Vitorino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.