Catasterismos de Erastóstenes: traduzindo a mitologia das constelações
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-3446.2022.v10.39029Palavras-chave:
tradução, Catasterismos, Eratóstenes, período helenístico, metamorfose astral, mitologia dos astrosResumo
Neste artigo, apresentamos a tradução inédita para o português brasileiro de excertos da obra Catasterismos de Eratóstenes. Os capítulos escolhidos para tradução foram os correspondentes às constelações Ursa Maior, Boieiro, Touro (Híades), Plêiades, Órion, Escorpião e Cão Maior (Sirius). A seleção desse corpus deve-se à presença dessas constelações na épica grega antiga, visto que figuram nas obras de Homero e Hesíodo. Pretendeu-se, na tradução, reproduzir o caráter sinóptico e informativo do texto original, preenchendo todas as lacunas necessárias ao entendimento do texto em forma de notas e comentários que esclareçam os mitos, as referências, e tragam informações pertinentes ao contexto.
Downloads
Referências
ALLEN, Richard Hinckley. Star-Names and Their Meanings. G. E. Stechert: Londres, 1899.
ARATO. Fenômenos. Tradução de José Carlos Baracat Junior, Rafael Brunhara et alii. Cadernos de Tradução, Porto Alegre, n. 38, jan-jun, 2016, p. 1-84.
ELVIRA, Antonio Ruiz de. Mitología clásica. 2ª ed. Madrid: Gredos, 1994.
FONSECA, Rui Carlos. A sonoridade das estrelas gravada nos Catasterismos de Eratóstenes. In: PÀMIAS, J. (ed.). Eratosthenes’ Catasterisms: Receptions and Translations. Mering Verlag: Utopica, 2016, p. 169-179.
PSEUDO–ERATOSTHENIS. Catasterismi. Ed. A. Olivieri. Leipzig: Teubner, 1897.
SAGAN, Carl. Cosmos. Companhia das Letras: São Paulo, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eduardo Duarte Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.