Monnica ficta – construção literária da Vita Monnicae nas Confissões, de Agostinho de Hipona

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-3446.2022.38418

Palavras-chave:

Mônica, Agostinho de Hipona, etimologia

Resumo

No texto das Confissões, de Agostinho de Hipona, encontram-se praticamente todos os registros relativos à existência de Mônica, sua mãe. No entanto, a análise literária desses dados revela uma profunda intertextualidade com os originais clássicos latinos e com os textos bíblicos, o que permite a percepção de uma grande artificialidade narrativa de sua descrição biográfica. Afinal, por um lado, Mônica carrega traços hipotextuais virgilianos de Dido, de Anquises e da mãe de Euríalo; por outro lado, ela é descrita sob as alusões de Paulo de Tarso e de Cristo. Além disso, as incertezas quanto à origem de seu nome, aliadas a uma nova possibilidade de radicação etimológica aqui apresentada, acentuam o caráter exemplar dessa suposta Vita Monnicae, cuja protagonista se tornou o paradigma cristão da maternidade. Desse modo, o relato biográfico de Mônica pôde embasar toda a prática devocional iniciada no século XV, por explícito interesse da Sé Papal e da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho.

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

GOUVÊA JÚNIOR, M. M. Monnica ficta – construção literária da Vita Monnicae nas Confissões, de Agostinho de Hipona. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], p. 16–38, 2022. DOI: 10.34019/2318-3446.2022.38418. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/38418. Acesso em: 27 abr. 2024.