Monnica ficta – construção literária da Vita Monnicae nas Confissões, de Agostinho de Hipona

Monnica ficta – the literary construction of the Vita Monnicae in the Confessions, by Augustine of Hippo

Autores

Palavras-chave:

Mônica, Agostinho de Hipona, etimologia

Resumo

No texto das Confissões, de Agostinho de Hipona, encontram-se praticamente todos os registros relativos à existência de Mônica, sua mãe. No entanto, a análise literária desses dados revela uma profunda intertextualidade com os originais clássicos latinos e com os textos bíblicos, o que permite a percepção de uma grande artificialidade narrativa de sua descrição biográfica. Afinal, por um lado, Mônica carrega traços hipotextuais virgilianos de Dido, de Anquises e da mãe de Euríalo; por outro lado, ela é descrita sob as alusões de Paulo de Tarso e de Cristo. Além disso, as incertezas quanto à origem de seu nome, aliadas a uma nova possibilidade de radicação etimológica aqui apresentada, acentuam o caráter exemplar dessa suposta Vita Monnicae, cuja protagonista se tornou o paradigma cristão da maternidade. Desse modo, o relato biográfico de Mônica pôde embasar toda a prática devocional iniciada no século XV, por explícito interesse da Sé Papal e da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGOSTINO. Confessioni. Vol. 1-7. A cura di J. Fontaine, M. Cristiani, J. Girau, L.F. Pizzolato, M. Simonetti, P. Siniscalco. Traduzione di G. Chiarini. Ostiglia: Fundazione Lorenzo Valla/Arnoldo Mondadori, 1992.

ALFARIC, Prosper. L’évolution Intellectuelle de Saint Augustin. Paris: Emile Nourry, 1918.

ATKINSON, Clarissa. Your servant, my mother: the figure of Saint Monica in the ideology of christian motherhood. In: Atkinson, Clarissa (et al.). Immaculate and Powerful: The female in sacred image and social reality. Boston: Beacon Press, 1985, p 139-172.

AUGUSTINUS. Contra Academicos; De Beata Vita; De Ordine; De Magistro; De Libero Arbitrio. Turnhout. Brepols, 1970.

BENNETT, Camille. The Conversion of Vergil: the Aeneid in Augustine’s Confessions. Revue des Études Augustiniennes, v. 34, 1988, p. 47-69.

BEYENKA, Mary. Consolation in Saint Augustine. Washington: Catholic University of America, 1950.

BOIN, Douglas. Late Antique Ostia and a campaign for pious tourism: epitaphs for Bishop Cyriacus and Monica, mother of Augustine. Journal of Roman Studies, v. 100, 2010, p. 195-209.

BOWERY, Anne-Marie. Monica: the feminine face of Christ. In: Stark, Judith Chelius (Ed.) Feminist interpretations of Augustine. Pennsylvania: Pen State University, 2007, p. 69-96.

BREWER, Douglas; TEETER, Emily. Egypt and Egyptians. Cambridge: Cambridge University, 2007.

BROWN, Peter. Augustine of Hippo – a Biography. Berkeley and Los Angeles: University of California, 2000.

BURTON, Philip. Language in the Confessions of Augustine. Oxford: Oxford University, 2007.

BUSTAMANTE, Regina. Santa Mônica: o paradigma feminino cristão. Phoînix, v. 2, 1996, p. 285-298.

CAVEDONI, Celestino. Cenni sopra alcune antiche iscrizioni Cristiane recentemente scoperte nella gia reggenza d’Algeri. Modena: 1838.

CHADWICK, Henry. Augustine of Hippo – a life. Oxford: Oxford University, 2009.

CLARK, Gillian. Monica – an ordinary saint. Oxford: Oxford University, 2015.

COURCELLE, Pierre. Recherches sur les Confessions de Saint Augustin. Paris: Éditions E. de Boccard, 1968.

FERRARI, Leo. The Dreams of Monica in Augustine’s Confessions. Augustinian Studies, v. 10, 1979, p. 2-18.

FERRARI, Leo. The Theme of the Prodigal Son in Augustine’s Confessions. Recherches Augustiniennes et Patristiques, v. 12, p. 105-118, 1977.

FOX, Robin. Augustine – Conversions to Confessions. New York: Perseus Books: 2015.

FRANCHI, Roberta. Sogni e visioni di madri: tra tradizione classica e innovazione Cristiana. Augustinianum, v. 60, 2020. p. 231-255.

FREND, W. H. The Donatist Church – a movement of protest in Roman north Africa. Oxford: Oxford. 1952.

GENTILI, B.; CERRI, G. History and Biography in Ancient Thought. Amsterdã: J.C. Gieben, 1988.

GOLDBACHER, Alois. S. AURELI AVGVSTINI Hipponiensis Episcopi Epistulae – recensuit et commentario critico instruxit. Pars I. In: Corpus Scriptorum Ecclesiasticorum Latinorum. V. 33. n. 2. Viena: F. Tempsky, 1895.

GONZÁLEZ, Justo. The Mestizo Augustine: a theologian between two cultures. Madison: Intervarsity, 2016.

HARDING, Brian. The use of Alexander the Great in Augustine’s City of God. Augustinian Studies, n. 31, v. 1, 2008, p. 113-128.

HOLGATE, Ian. The cult of Saint Monica in Quattrocento Italy: her place in Augustinian iconography, devotion and legend. Papers of the British School at Rome, v. 71, 2003, p. 181-206.

HOLGATE, Ian. Rome Awards: The cult of Saint Monica in Italy c. 1430-80. Papers of the British School at Rome, v. 69, 2001, p. 405-406.

IONESCU, Monica. Monica si Aurelius Augustinus. In: Numele si numirea. Actele Conferinței Internaționale de Onomastică. Ediția I: Interferențe multietnice în antroponimie. Ed. Oliviu Felecan. Cluj-Napoca: 2011, p. 341-347.

KRAHMALKOV, Charles. Phoenician-Punic Dictionary. Leuven: Uitgeverij Peeters, 2000.

LAFERRIÈRE, Anik. The doubting Augustine: the deletion of Monica from fourteenth-century Vitae Augustini in the Augustinian Ordo of Hermits. Studies in Church History, v. 52, 2016, p. 150-163.

MACKEY, Jacob. The silence of Aeneid 6 in Augustine’s Confessions. In: Gladhill, Bill; Myers, Micah Young (Eds.). Walking through Elysium: Vergil’s underworld and the poetics of tradition. Toronto: University of Toronto, 2020, p. 224-240.

MANDOUZE, André. Prosopographie Chrétiene du Bas-Empire (303-533). Paris: Éditions du Centre National de la Recheche Scientifique, 1982. p. 758-762.

MEIGGS, Russel. Roman Ostia. 2 ed. Oxford: Oxford University, 1973.

MERTENS, Cées. Note de lecture: Le rêve de Monique et le Maître intérieur. Revue d’études augustiniees et patristiques, v. 53, 2007, p. 315-232.

MERTENS, Cées. Le Rêve dans les Passions des Martyrs – analyse narrative. Augustinianum, v. 44, 2004, p. 269-319.

MORCELLUS, Stephanus. Africa Christiana. V. 2. Brixiae: Officina Bettoniana, 1817.

MOORE, Rebecca. O Mother, where art thou? In search of Saint Monnica. In: Stark, Judith (Ed.) Feminist Interpretations of Augustine. Pennsylvania: Pennsylvania State University, 2007, p. 147-166.

O’DONNELL, James. Augustine: a new biography. New York: Harper Collins Publischers, 2005.

O’FERRAL, Margaret. Monica, the mother of Augustine: a reconsideration. Recherches Augustiniennes et Patristiques, v. 10, 1975, p. 23-44.

O’MEARA, John. Monica, the mother of Augustine. The Furrow, v.5, n. 9, 1954. p. 555-562.

OTTLEY, R. Studies in the Confessions of St. Augustine. London: Robert Scott Roxburgue, 1919.

PARSONS, Wilfrid. St Augustine Letters 204-270. V. 5. Washington: The Catholic University of America, 1956.

PEREIRA, Maria H. da Rocha. Romana – antologia da cultura Latina. 4ª ed. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2000.

PIATTI, Pierantonio. Il movimento femminile agostiniano nel medievo – momenti di storia dell’Ordine eremitano. Roma: Città Nuova, 2007.

POSSIDIUS. Sancti Augustini Vita Scripta a Possidio Episcopo. Princeton: Princeton University, 1919.

RIESE, Alexander. Anthologia Latina siue Poesis Latinae Supplementum. Lipsiae: Teubner, 1869.

SEHORN, John. Monica as Synecdoche for the Pilgrim Church in Confessions. Augustinian Studies, v. 46, n. 2, 2015, 225-248.

SHARROCK, Alison. Womanly wailing? The mother of Euryalus and gendered reading. EuGeSta, n. 1, 2011, p. 55-76.

SMETANA, Cyril. Life of Saint Augustine by John Capgrave, together with Jordanus Saxony’s Vita S. Augustine. Toronto: Pontifical Institute of Mediaeval Studies, 2001.

TERENCE. Comédies. Ed. J. Marrouzeau. 2 vol. Paris: Les Belles Lettres, 1947.

TOCK, Benoît-Michel. La Translatio Sanctae Monicae (BHL 6001), le culte de Sainte Monique et le culte du “moi” au XIIe siècle. Analecta Bollandiana, n. 136, 2018, p. 365-432.

TORELLI, Luigi. Secoli Agostiniani overo historia generale del Sagro Ordine Eremitano del Gran Dottore di Santa Chiesa S. Aurelio Agostino. V. 6. Bologna: Giacomo Monti, 1680.

URBANO, Arthur. The Philosophical Life – Biography and the Crafting of Intellectual Identity in Late Antiquity. Washington: Catholic University of America, 2013.

VATTIONI, Francesco. Ancora l’etimologia di Monica. Augustinianum, v. 36, n. 1, 1996, p. 183-184.

VATTIONI, Francesco. L’etimologia di Monica. Augustinianum, v. 22, n. 3, 1982, p. 583-584.

VARAZZE, Jacopo. Legenda Áurea – Vida de santos. São Paulo: Companhia das Letras, 2003).

VERGIL. Eclogues, Georgics, Aeneid, Appendix Vergiliana. V. 1-2. Tradução de H. Rushton Faircloug. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1916.

WEBB, Diana. Eloquence and education: a humanist approach to hagiography. The Journal of Ecclesiastical History, v.31, n. 1, 1980, p. 19-39.

ZIOLKOWSKI, Eric. St. Augustine: Eneas’ antitype, Monica’s boy. Literature and Theology, v. 9, n. 1, 1995, p. 1-23.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

GOUVÊA JÚNIOR, M. M. Monnica ficta – construção literária da Vita Monnicae nas Confissões, de Agostinho de Hipona: Monnica ficta – the literary construction of the Vita Monnicae in the Confessions, by Augustine of Hippo. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], p. 16–38, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/38418. Acesso em: 27 nov. 2022.