O dialético e a tekhné no Crátilo de Platão
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-3446.2019.v7.23294Palavras-chave:
´Platão, Crátilo, tékhne, dialéticoResumo
Neste artigo, avaliamos a noção de tékhnē em três contextos do Crátilo, que nos permitem identificar três nuances associadas ao termo: 1. como um “saber fazer” por intermédio de um instrumento (388e-389a); 2. como posse de um saber noético, no âmbito da análise etimológica dessa palavra (414b-c) e 3. como a arte de representação das coisas através dos nomes (428a-440e). Nosso ponto é mostrar que tais sentidos não são estanques e fragmentários, mas decorrem do próprio movimento dialético deste diálogo.
Downloads
Referências
BRANDWOOD, Leonard. Word index to Plato. Leeds W. S. Maney and son, 1976.
CASERTANO, Giovanni. Paradigmas da verdade em Platão. Tradução de Maria da Graça Gomes de Pina. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
HUSSEY, Edward. Heráclito. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2008. Separata de: LONG, A.A. (Org.). Primórdios da filosofia grega.
LIDDELL, Henry George; SCOTT, Robert. A Greek-English Lexicon. 9. ed. rev. e amp. New York: Oxford University Press, 1996.
MONTENEGRO, Maria Aparecida de Paiva. Linguagem e conhecimento no Crátilo de Platão. In: Kriterion, nº 116. Belo Horizonte, 2007, p. 367-377.
PLATÃO. Crátilo. Diálogos: Teeteto e Crátilo. Trad. C. A. Nunes. Belém: Editora da UFPA, 1988.
SEDLEY, David. Plato`s Cratylus. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Daniela Brinati Furtado, Fábio da Silva Fortes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.