A recepção e reelaboração de alguns preceitos das poéticas clássicas no Arte nuevo de hacer comedias en este tiempo, de Lope de Vega
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-3446.2018.v6.23255Palavras-chave:
Poética, recepção, tradição clássica, Lope de VegaResumo
O presente artigo busca analisar a recepção das poéticas clássicas – Poética de Aristóteles e Arte Poética de Horácio – no tratado seiscentista espanhol Arte nuevo de hacer comedias en este tiempo, de Lope de Vega. Para tanto, selecionar-se-ão algumas passagens do tratado de Lope, visto que é inviável, neste artigo, tratá-lo em sua totalidade. Como resultado, espera-se constatar a reelaboração da tradição clássica no tratado espanhol.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Trad., comen. Eudoro de Souza. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
ARISTÓTELES. Retórica. Pref., intr.., Manuel Alexandre Júnior/ Trad., not., Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
CARVALHO, M. S. F. de. Imitação, linguagem e agudeza. In: —. Poesia de agudeza em Portugal: estudo retórico da poesia lírica e satírica escrita em Portugal no século XVII. São Paulo: Humanitas Editorial, EDUSP, FAPESP, 2007.
CARVALLO, L. A. de. Cisne de Apolo: de las excelencias y dignidad y todo lo que al arte poética y versificatoria pertenece. Medina del Campo: Juan Godinez de Miilis, 1602. Biblioteca Virtual del Principado de Asturias. Disponível em: <https://bibliotecavirtual.asturias.es/i18n/consulta/registro.cmd?id=669>. Acesso em: 24 mar. 2018.
CASCALES, F. Tablas poéticas. London: Classic Reprint Series, Forgotten Books, 2015.
CERVANTES, M. de. Prólogo al lector. In: —. Ocho comedias y ocho entremeses nuevos, nunca representados. Ed. Florencio Sevilla Arroyo. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2001a. Disponível em: <http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/ocho-comedias-y-ocho-entremeses-nuevos-nunca-representados--0/html/> Acesso em 23 mar. 2018.
__. El rufián dichoso. Ed. Florencio Sevilla Arroyo. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2001b. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/obra/el-rufian-dichoso--0/>. Acesso em 23 mar. 2018.
CUEVA, J. de la. Exemplar poético. Ed. Jose Maria Reyes Cano. Sevilla: Alfar, 1986.
CUNHA, N. Uma era de esplendor. In: GUINSBURG, Jacob; CUNHA, Newton (org.). Teatro espanhol do século de ouro. São Paulo: Perspectiva, 2012.
DÍEZ-BORQUE. J. M. Lope de Vega y los gustos del ‘vulgo’. Teatro: Revista de Estudios Culturales/ A Journal of Cultural Studies, Alcalá, n. 1, p. 7-32, 1992. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=170507>. Acesso em 24 mar. 2018.
GARCÍA SANTO-TOMÁS, E. Introdução. In: VEGA, Lope. Arte nuevo de hacer comedias. Madrid: Cátedra, 2012.
HANSEN, J. A. Barroco, neobarroco e outras ruínas. In: Floema. Caderno de Teoria e História Literária, Ano II, n. 2A, 2006.
HORÁCIO. Arte poética. Intr., trad. e com. Raúl Miguel Rosado Fernandes. Lisboa: Mem Martins: Inquérito, 1984.
LOPE DE VEGA, F. Arte nuevo de hacer comedias. Ed. Enrique García Santo-Tomás. Madrid: Cátedra/ Letras Hispánicas, 2012.
MAESTRO, J. G. Principios de preceptiva teatral del siglo XVII desde el materialismo filosófico como teoria de la literatura. In: ARELLANO, Ignacio; BLECUA, Alberto; SERÉS, Guillermo (org). El teatro del siglo de oro: edición y interpretación. Madrid: Biblioteca Áurea Hispânica, v. 61, 2009.
MENÉNDEZ- PELAYO, M. Historia de las ideas estéticas en España: siglos XVI, XVII. Ed. Enrique Sánchez Reyes. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2008. Disponível em: <http://www.cervantesvirtual.com/obra/historia-de-las-ideas-esteticas-en-espana-siglosxvi-y-xvii--0/ > Acesso em: 23 mar. 2018.
MUHANA, A. A epopeia em prosa seiscentista. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1997.
PEDRAZA-JIMÉNEZ, F. B. Rimas (segunda parte). Universidad de Castilla/ La Mancha Servicio de Publicaciones, 1994.
PINCIANO, A. L. Philosophia antigua poética. Ed. Jose Rico Verdú. Madrid: Biblioteca Castro, 1998.
RODRIGUEZ, I. L. F. A Poética X El Arte nuevo. In: —. Acis y galatea: convenções e representações políticas na zarzuela de Cañizares- Literes. Dissertação (mestrado) – Departamento de Artes do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2013.
ROMEO, S. M. Lope de Vega y el Arte nuevo de hacer comedias en este tiempo: su contexto y influencias. Revista Letra Digital (2012). Disponível em: <http://www.letraspuc.cl/index.php?option=com_content&view=article&id=1228:lope-devega-y-el-arte-nuevo-de-hacer-comedias-en-este-tiempo-su-contextoeinfluencias&catid=81:publicaciones&Itemid=458>. Acesso em 23 mar. 2018.
ROZAS, J. M. Significado y doctrina del Arte nuevo de Lope de Vega. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2002. Disponível em: <http://www.cervantesvirtual.com/obra/significado-y-doctrina-del-arte-nuevo-de-lope-de-vega-0/>. Acesso em 23 mar. 2018.
SOUZA, A.A.T. de. Teatro na Espanha de Lope de Vega. In: —. Artifícios engenhosos dos loucos fingidos no teatro de Lope de Vega. Tese (doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Gabriel Furine Contatori, Érico Nogueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.