Mia Couto em tradução: a escrita entre a subjetividade e as emoções do gesto pictórico

Autores

  • Iago Marques Medeiros Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-3446.2017.v5.23195

Palavras-chave:

tradução literária, Mia Couto, Antoine Berman, deformação da letra, expressionismo alemão

Resumo

Tendo como ponto de partida o estudo realizado por Albergaria e Granato (2006) a respeito da relação existente entre as imagens literárias de Mia Couto e a
estética da pintura expressionista alemã, este trabalho busca aferir como essas mesmas imagens foram vertidas para a língua francesa, recorrendo à analítica proposta por Antoine Berman (2007) em A tradução e a Letra ou o Albergue do Longínquo. Com isso, pudemos destacar a presença de algumas das deformações da letra por ele elencadas, representativas da normalização do diverso operada pela tradutora.

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Referências

ALBERGARIA, Enilce Rocha; SANTOS, Rejane Granato. As imagens literárias na escrita de Mia Couto e a pintura expressionista alemã. Via Atlântica, São Paulo, n. 9, p. 85-98. 2006. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50042/54170>. Acesso em: 01 fev 2017.

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Publicado

2017-07-10

Como Citar

MEDEIROS, I. M. Mia Couto em tradução: a escrita entre a subjetividade e as emoções do gesto pictórico. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 64–71, 2017. DOI: 10.34019/2318-3446.2017.v5.23195. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/23195. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Seminário Traduzindo a Tradução