A explicação do erro em didática da tradução: erro no processo ou erro no produto?

Autores

  • Eliana Acevedo Zabala Universidade de Antioquia
  • Claudia Mejía Quijano Universidade de Antioquia

Palavras-chave:

erro de tradução, didática, processo tradutório, interferência

Resumo

A influência emocional e psicológica que a explicação dos erros de tradução exerce sobre os alunos torna muito importante o estudo desse tema para a didática da tradução. Este artigo apresenta uma pesquisa exploratória subjetiva sobre o assunto, mas que inclui o fator quantitativo por meio da análise comparativa das entrevistas semiestruturadas aplicadas a dois grupos de professores de tradução pertencentes a duas universidades distintas, uma no Canadá, outra na Colômbia. A pesquisa destacou a importância de reconhecer o processo tradutório dos alunos a fim de explicar os seus erros, e a influência do contexto acadêmico e global do país na didática desenvolvida pelos professores estudados. Tais resultados foram colocados em perspectiva quanto às condições materiais de ensino, diferentes para cada grupo. Hipóteses e orientações didáticas são propostas no fim do artigo.

 

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Publicado

2016-09-09

Como Citar

ZABALA, E. A.; QUIJANO, C. M. A explicação do erro em didática da tradução: erro no processo ou erro no produto?. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 35–47, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/23163. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos