Afrodite nos trópicos: a reescrita da cultura clássica no romance A mão e a luva, de Machado de Assis
Palavras-chave:
cultura clássica, recepção, dialogismo, mito, Machado de AssisResumo
No presente trabalho, por meio da releitura de elementos da cultura greco-romana inseridos por Machado de Assis em seu romance A mão e a luva, pretendo discutir a recepção da cultura clássica no projeto literário machadiano, indagando sobre as funções a que se presta a incorporação dessa camada intertextual (BAKHTIN, 2002) nos escritos do romancista brasileiro, a par do que preconizava o próprio Machado na persona de um outro eu: a do crítico literário, atento às transformações sociais e estéticas do Brasil oitocentista. Desse processo, resulta a utilização sistemática das citações aos elementos da cultura clássica para a caracterização psicológica dos personagens delineados pelo autor.Downloads
Referências
ASSIS, J. M. Machado de. Obra completa. v. 1. Romances. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006a.
___. Notícia da atual literatura brasileira – Instinto de nacionalidade. In: __. ASSIS, J. M. Machado de. Obra completa. v. 3. Poesia, Crônica, Crítica, Miscelânea e Epistolário. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006b. pp. 803-809.
BAKHTIN, M. O discurso em Dostoiévski. In: __. Problemas da poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2002. pp. 157-238.
BARBOSA, T. V.; BRANDÃO, J. L.; TREVIZAM, M. Apresentação. In: Aletria: revista de estudos de literatura. n. 19, jul./dez. 2009. (Número especial: Herança Clássica). Belo Horizonte: POSLIT, Faculdade de Letras da UFMG. pp. 7-10.
GRIMAL, P. A civilização romana. Lisboa: Edições 70, 2001.
___. Dicionário da mitologia grega e romana. 5. ed. Rio de Janeiro, 2005.
HARVEY, P. Dicionário Oxford de Literatura Clássica. Rio de Janeiro, 1987.
HOMERO. Ilíada. Texto integral da Ilíada, na tradução de Odorico Mendes, revisado e digitalizado por Sálvio Nienkötter, e disponibilizado na web pelo grupo Quatro Contra Tróia iliadadeodorico.wordpress.com. Ebooks Brasil: 2009[1874].
LESKY, A. História da Literatura Grega. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.
MONTESINI, C. F. Do clássico ao comezinho: intertextualidade e ironia em Papéis avulsos, de Machado de Assis. Dissertação de Mestrado. São José do Rio Preto, SP:
Universidade Estadual Paulista, 2010.
PEREIRA, M. H. R. Estudos de história da cultura clássica. II Volume – Cultura Romana. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
___. Estudos de história da cultura clássica. I Volume – Cultura Grega. 10. ed. revista e actualizada. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
PISCHEL, Gina. História Universal da Arte. Volume 1. Milão: Arnoldo Mondadori Editore, 1996.
SCHWARZ, Roberto. O paternalismo e a sua racionalização nos primeiros romances de Machado de Assis. In: __. Ao vencedor as batatas. 6. ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012. pp. 83-116.
VIRGÍLIO. Bucólicas. Trad. Raimundo Carvalho. Belo Horizonte: Crisálidas, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Edson Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.