On the guilt of Agamemnon, by Lloyd-Jones: a problematic of Ate and Zeus intervention
Palavras-chave:
Agamémnon, Ésquilo, Culpa, AteResumo
O presente artigo aborda a Ate e Zeus na tragédia de Ésquilo de acordo com o tratamento de Hugh Lloyd-Jones em seu artigo “The Guilt of Agamemnon”. A tese principal de Lloyd-Jones propõe que a culpa de Agamémnon deriva em última instância do reconhecimento de Zeus sobre da maldição dos Átridas. Ele chega a esta conclusão por reduzir drasticamente o livre arbítrio de Agamémnon, considerando que suas escolhas não foram feitas com a consciência clara, mas sim tomado por Ate, a qual fora enviada por Zeus para atordoar o herói. Lloyd-Jones propõe a intervenção de Zeus como fundamentada na maldição familiar. Apesar de seu artigo, em vários aspectos, possuir uma boa abordagem da tragédia, rejeito a tese de Lloyd-Jones embasando-me no texto de Ésquilo e na ausência de fundamento textual suficiente para peso à sua interpretação. Pretendo justificar minha posição demonstrando que as inclusões de Ate feitas por Lloyd-Jones não podem resultar em uma boa interpretação acerca das escolhas de Agamémnon nas passagens do Sacrifício de Ifigênia e da caminhada sobre a tapeçaria púrpura. Ao ler as tragédias de Ésquilo devem-se levar em consideração os antecedentes épicos como conhecimento de fundo com o qual ele dialoga constantemente – com os quais nem sempre de acordo. Ao final, sugiro que Zeus ainda é de fato o principal maestro dos eventos da peça, mas a culpa de Agamémnon permanece também como uma parte de seu próprio caráter; e sugiro que ele faz sua parte na construção de seu destino trágico de modo consciente.
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Referências
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