Oferta Educacional em Turismo no Paraguai: Características e Desafios para o Desenvolvimento Científico do Turismo no País

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10452032

Palavras-chave:

Turismo, sociologia do turismo e do lazer, Sistemas educativos, Sociologia da educação, análise organizacional, Paraguai

Resumo

O turismo inseriu-se na geopolítica mundial como uma forma de atualização da divisão internacional do trabalho, sendo amplamente adotado pelos países em desenvolvimento sob a promessa de gerar desenvolvimento econômico/renda, benefício social/emprego e impacto ambiental/sustentabilidade reduzidos. Isso se manifestou na criação de cursos de turismo nas Instituições de Ensino Superior/IES para capacitar os trabalhadores. Sob a contribuição teórica da sociologia da educação aplicada ao turismo, analisa-se a oferta educacional em turismo (OET) existente no Paraguai, em seus diferentes tipos e níveis, assim como a oferta de estruturas formais de pesquisa em turismo (EFIT) vinculadas às suas IES. A pesquisa empírica, de caráter quantitativo, foi do tipo levantamento censitário (com o apoio do SPSS) de todos os programas de turismo existentes no país, com dados secundários, seguindo um protocolo de pesquisa desenvolvido anteriormente (Pimentel e Paula, 2014). Os resultados mostram a existência de 27 cursos em 18 IES do país. Os cursos estão vinculados a 19 departamentos diferentes, sendo 14 com algum tipo de ênfase temática. Existem 7 programas de pós-graduação (6 de mestrado e 1 de doutorado) em turismo. No entanto, não foram encontradas revistas científicas nem estruturas formais de pesquisa conectadas à mencionada OET. A inexistência de uma OET mais plural, desde a licenciatura até a pós-graduação, com oferta complementar, a ausência de EFIT e a disseminação do conhecimento ajudam a explicar parcialmente a dificuldade relativa em termos de desenvolvimento turístico.

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Biografia do Autor

Thiago Duarte Pimentel, Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF

Pós-doutor em Sociologia (Teoria Social e Realismo Crítico) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Graduado em Turismo/UFMG. Professor Associado na UFJF, lecionando nos programas de pós-graduação em Ciências Sociais, Administração e Administração Pública na UFJF. Leciona na graduação em Turismo e em Ciências Humanas na UFJF. Membro da Associação Internacional de Experts Científicos em Turismo/AIEST e da Associação Internacional de Sociologia (membro do comitê diretor RC17- sociologia das organizações). Visiting Scholar nos EUA, Canadá, México, Cuba, e Equador. Diretor do Centro Latino-Americano de Turismo/CELAT e do Observatório Econômico e Social do Turismo/OEST. Ex-membro do Conselho Estadual de Turismo do Estado de Minas Gerais. Ex-vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo de Juiz de Fora. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9841188234449467 ID Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1889-069X [ thiago.pimentel@ufjf.edu.br ]

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Pimentel, T. D. (2022). Oferta Educacional em Turismo no Paraguai: Características e Desafios para o Desenvolvimento Científico do Turismo no País. Revista Latino-Americana De Turismologia, 8(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.10452032

Edição

Seção

NOTAS DE PESQUISA / RESEARCH NOTES / NOTAS DE INVESTIGACIÓN

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