"O Império dos Sentidos": romance e sexualidade em contexto turístico de sol e mar

  • Milene França Universidade do Algarve (Portugal)
  • João Filipe Marques Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (Portugal)
Palavras-chave: Turismo, Sexo, Paradigma do Turismo Sexual, Romance, Liminaridade, Género, Duplo Padrão Sexual.

Resumo

O romance e a sexualidade parecem ser ainda uma espécie de tabu no domínio da pesquisa em turismo. A maior parte da literatura produzida até ao momento consiste em analisar (e denunciar) as práticas de sexo comercial em destinos turísticos. No entanto, é necessário assumir que as atividades sexuais durante a viagem turística nem sempre envolvem características negativas, como a prostituição, a exploração, o tráfico de seres humanos ou a pedofilia, como as que tendem a ser descritas no interior do "paradigma do turismo sexual". Uma análise séria da articulação entre turismo, amor e sexualidade implica uma perspetiva mais nuanceada da realidade. Por outras palavras, esta articulação estende-se muito para além dos limites estreitos do que tem vindo a ser designado por «turismo sexual», uma vez que a maioria das relações sexuais em contexto turístico é positiva e não pecuniária. Os resultados deste estudo, provenientes de uma abordagem metodológica mista, confirmam a forte relação entre o período de férias e a disponibilidade para o sexo e para o romance fora do “paradigma do turismo sexual”, num dos destinos de sol e mar mais reconhecidos da Europa - o Algarve (Sul de Portugal). A natureza liminar do turismo desempenha um papel importante nas relações íntimas, seja em casais de longa duração ou em relacionamentos iniciados no destino. No entanto, as respostas às perguntas da pesquisa mostram padrões diferentes de acordo com o género dos respondentes e outras características individuais.

Palabras-chave: Turismo, Sexo, Paradigma do Turismo Sexual, Romance, Liminaridade, Género, Duplo Padrão Sexual.

Biografia do Autor

Milene França, Universidade do Algarve (Portugal)

Licenciada e Mestre em Sociologia pela Universidade do Algarve (Portugal). Atualmente é doutoranda em Turismo na Faculdade de Economia desta Universidade e investigadora do CinTurs (Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar). A sua dissertação de doutoramento aborda a relação entre a sexualidade, o turismo e o género, sendo estas as suas principais áreas de interesse científico. [ mglanca@ualg.pt ]

João Filipe Marques, Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (Portugal)

Doutor em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e Mestre em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa. É Professor na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (Portugal) e investigador integrado do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs). Atualmente, é o Diretor do Mestrado em Sociologia daquela instituição. Tem publicado nas áreas da Sociologia das Relações Interétnicas e do Racismo, mas também, ultimamente, na área da Sociologia do Turismo e das Viagens. É um dos coordenadores da Secção Temática de «Sociologia do Turismo» da Associação Portuguesa de Sociologia. Entre os seus interesses científicos atuais incluem-se os fenómenos das Mobilidades associadas ao Lazer e ao Turismo, da Liminaridade e da Autenticidade Existencial na experiência turística [ jfmarq@ualg.pt ]

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Publicado
2020-12-28
Como Citar
França, M., & Marques, J. F. (2020). "O Império dos Sentidos": romance e sexualidade em contexto turístico de sol e mar. Revista Latino-Americana De Turismologia, 6(1). https://doi.org/10.34019/2448-198X.2020.v6.33116
Seção
ESTUDO DE CASO/ CASE STUDY /ESTUDIO DE CASO