Oferta Educacional em Turismo no Paraguai: Características e Desafios para o Desenvolvimento Científico do Turismo no País
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10452032Palavras-chave:
Turismo, sociologia do turismo e do lazer, Sistemas educativos, Sociologia da educação, análise organizacional, ParaguaiResumo
O turismo inseriu-se na geopolítica mundial como uma forma de atualização da divisão internacional do trabalho, sendo amplamente adotado pelos países em desenvolvimento sob a promessa de gerar desenvolvimento econômico/renda, benefício social/emprego e impacto ambiental/sustentabilidade reduzidos. Isso se manifestou na criação de cursos de turismo nas Instituições de Ensino Superior/IES para capacitar os trabalhadores. Sob a contribuição teórica da sociologia da educação aplicada ao turismo, analisa-se a oferta educacional em turismo (OET) existente no Paraguai, em seus diferentes tipos e níveis, assim como a oferta de estruturas formais de pesquisa em turismo (EFIT) vinculadas às suas IES. A pesquisa empírica, de caráter quantitativo, foi do tipo levantamento censitário (com o apoio do SPSS) de todos os programas de turismo existentes no país, com dados secundários, seguindo um protocolo de pesquisa desenvolvido anteriormente (Pimentel e Paula, 2014). Os resultados mostram a existência de 27 cursos em 18 IES do país. Os cursos estão vinculados a 19 departamentos diferentes, sendo 14 com algum tipo de ênfase temática. Existem 7 programas de pós-graduação (6 de mestrado e 1 de doutorado) em turismo. No entanto, não foram encontradas revistas científicas nem estruturas formais de pesquisa conectadas à mencionada OET. A inexistência de uma OET mais plural, desde a licenciatura até a pós-graduação, com oferta complementar, a ausência de EFIT e a disseminação do conhecimento ajudam a explicar parcialmente a dificuldade relativa em termos de desenvolvimento turístico.
Downloads
Referências
Andrade Airey, D. y Tribe, J. (2005). An International Handbook of Tourism Education. Oxford: Elsevier.
Airey, David (2016). Tourism Education: past, present and future, The Business of Tourism, n 17, pp. 9-12.
Almada, M. Paraguay: Educación y dependencia. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación (FaHCE) de la Universidad Nacional de La Plata. Asunción. Disponível em: <http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/libros/pm.355/pm.355.pdf> Acesso em 23 de dezembro de 2015.
Bardin, L. (1977) Análise do conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bourdieu, P. (1998). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes.
OEI - Organización de Estados Iberoamericanos. (Dirección de Educación y Organización de Estados Iberoamericanos). Sistemas Educativos Nacionales. Ministério de la Educación de Paraguay, Asunción, 2015j. Disponível em: http://www.oei.es/quipu/paraguay/estructura.pdf. Acesso em: 01 mar 2016.
PARAGUAY. Resultados Finales Censo Nacional de Población y Viviendas. Año 2002 - Total País. DGEEC publicaciones, Agosto 2004.
PARAGUAY. Ministerio de Educación y Culto. Subsecretaría de Estado de Educación. Histórico e Estrategias de Transformación de la Educación Superior (CONEC), Asunción. Agosto de 2002.
Pimentel, T. (2016b). Distribución de la Oferta Educativa (OET) y de las Estructuras Formales de Investigación en Turismo (EFIT) en México. Revista Latino-Americana de Turismologia/RELAT, Juiz de Fora (Brasil), 2(2), 25-48. Recuperado de <https://rlaturismologia.ufjf.emnuvens.com.br/rlaturismologia/article/view/68/45>.
Pimentel, T. D. y De Paula, S. C. (2014). Desenvolvimento de um protocolo de avaliação do desempenho de recursos humanos em instituições de ensino superior/IES: notas para a gestão acadêmica a partir do caso do Curso de Turismo/UFJF - Brasil. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 7, 243-265.
Rivarola, D. La Universidad Paraguaya, Hoy. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, p. 533-578, jul. 2008.
Roesler, P. S.; Orso, P. Paraguai: história e educação a partir da reforma de 1992 aos dias atuais. In: Seminário de Pesquisa do PPE, Universidade Estadual de Maringá 12 a 14 de Junho de 2013. 2013, p.1-11.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Latino-Americana de Turismologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Salvo quando expressamente indicado em contrário, todo o conteúdo desta revista (RELAT) está licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Centro Latino Americano de Turismologia (CELAT), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Centro Latino Americano de Turismologia (CELAT), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) não seja utilizada para fins comerciais; iii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.