(In) Definição de Competências Laborais em Turismo: implicações sobre o perfil profissional

Autores

  • Sara Conceição de Paula
  • Fabíola Cristina Costa de Carvalho
  • Thiago Duarte Pimentel

DOI:

https://doi.org/10.34019/2448-198X.2017.v3.10035

Resumo

Este artigo baseia-se na teoria de consenso e dissenso de Farrell e Quiggin(2012) sobre a relevância de um consenso de um grupo de expertos em um dado espaço social para estudar como o consenso entre os atores centrais do turismo influência na definição e congruência de competências, habilidades e atitudes (CHA’s) de um turismólogo. São apresentados os resultados de uma investigação comparada das expectativas de três conjuntos de atores centrais: (a) o mercado de trabalho; (b) as instituições de ensino; e (c) os profissionais e estudantes em turismo. A investigação, usando estatística descritiva e a análise de conteúdo, identificou uma total divergência entre os atores sobre as competências necessárias para o setor, marcando uma ausência de identidade profissional clara, o que tem implicações para a inserção de profissionais no campo de trabalho, sua manutenção e mobilidade profissional.

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Biografia do Autor

Sara Conceição de Paula

Mestre em Ciências Econômicas e Sociais pela Universidad Autónoma de Sinaloa/UAS, México (2016). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF, Brasil (2014). Integra o grupo de investigação Conhecimento e Organização em Turismo (Cogito) e o Observatório Econômico e Social do Turismo/OEST - UFJF. Áreas de interesse: Estado e Sociedade, políticas, segregação espacial e turismo. [ sara.angrense@gmail.com ]

Fabíola Cristina Costa de Carvalho

Doutora em Ciências Sociais, Universidad Autónoma de Sinaloa/UAS, México (2018). Mestre em Administração Pública (2014). Bacharel em Turismo (2011). Integra o Centro de Excelência Latino Americano em Turismologia/CELAT e Observatório Econômico e Social do Turismo/OEST, vinculados a Universidade Federal de Juiz de Fora/Brasil. Interessa-se e atua nas áreas de Turismo, Ciências Sociais, Ciência Política e Administração Pública. [ fabiolacarvalho.tur@hotmail.com ]

Thiago Duarte Pimentel

Doutor em Ciências Sociais / UFJF. Mestre em Administração de Empresas / UFMG. Bacharel em Turismo /UFMG. Professor e pesquisador UFJF em tempo integral, na pós-graduação em Ciências Sociais (M/D) e em Administração (M) e na graduação em Turismo e Ciências Humanas. Membro da Associação Internacional de Especialistas Científicos em Turismo / AIEST. Professor visitante EUA, México, Cuba, Equador. Diretor do Centro Latino Americano de Turismologia/CELAT e do Observatório Econômico e Social do Turismo / OEST. Universidade Federal de Juiz de Fora. R. José Lourenço Kelmer, Campus Universitário, CEP: 36036-330, Juiz de Fora/MG, Brasil. [ thiago.pimentel@ufjf.edu.br ]

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Publicado

2018-05-11

Como Citar

Paula, S. C. de, Carvalho, F. C. C. de, & Pimentel, T. D. (2018). (In) Definição de Competências Laborais em Turismo: implicações sobre o perfil profissional. Revista Latino-Americana De Turismologia, 3(2), 63–69. https://doi.org/10.34019/2448-198X.2017.v3.10035

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