O Campo Turístico: uma perspectiva sócio-política para estudar a ação e sua estruturação

Autores

  • Thiago Duarte Pimentel Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF

DOI:

https://doi.org/10.34019/2448-198X.2020.v6.33132

Palavras-chave:

Bourdieu; Turismo; Campo Turístico; Ação coletiva organizada.

Resumo

Este artigo reúne e sistematiza desenvolvimentos anteriores realizados pelo autor com base no conceito de campo turístico, assim como explora algumas de suas implicações, em particular, para lidar com o problema da ação e interação social –dos diferentes agentes, sejam eles individuais ou coletivos–. A abordagem da teoria dos campos sociais para lidar com as ações e interações que ocorrem em um campo social empiricamente determinado - neste caso, o campo turístico - parece fornecer um modelo teórico capaz de compreender e explicar esta realidade, uma vez considerados os fatores internos e externos dos mesmos, sobrepondo-se aos modelos tradicionais, em particular os econômicos - sejam eles de oferta ou de demanda - que baseiam suas explicações em uma parte dos fatores. Enquanto a reprodução social do campo se explica pela tendência à conservação do capital, sobretudo, ligada a um pequeno grupo de atores que tende a determinar a direção da atividade de acordo com seus interesses privados, marginalizando a ação dos grupos mais fracos; a mudança social está geralmente relacionada à inclusão de novos agentes, capital ou estratégias de ação, o que implica na redistribuição coletiva dos capitais historicamente acumulados. A ênfase estritamente econômica dada à atividade pode ser superada pela existência de outros tipos de capital - social, cultural, ambiental, etc. - e suas implicações na conformação da estrutura do campo e no posicionamento dos agentes no mesmo.

Palavras-chave: Bourdieu; Turismo; Campo Turístico; Ação coletiva organizada.

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Biografia do Autor

Thiago Duarte Pimentel, Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF

Professor e pesquisador junto a Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF. Doutor em Ciências Sociais (Sociologia) pela UFJF. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Bacharel em Turismo (Ênf. Planejamento Integrado) pela UFMG. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/PPGCSO-UFJF e colaborador junto aos programas de Administração pública/PPGA-UFV e de Ciencias Sociales de la Universidad Autónoma de Sinaloa/UAS (México). Leciona nos cursos de bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas/BACH e de Turismo, ambos da UFJF. Coordenador do BACH, presidente do colegiado de curso e do seu núcleo docente estruturante. Editor Chefe e de Política Editorial do journal Anais Brasileiros de Estudos Turísticos/ABET. Líder do grupo de pesquisa Conhecimento, Organização e Turismo/COGITO (CNPq/ UFJF) e pesquisador dos grupos de pesquisa: Teorização do Planejamento Territorial do Turismo (USP), Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) e do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS/UFMG). Coordena o Observatório Econômico e Social do Turismo/OEST e o Laboratório de Planejamento Turístico/LAPLANTUR. Membro titular e vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo/COMTUR da cidade de Juiz de Fora/MG e líder do seu comitê de Pesquisa, Informação & Cultura. Membro do Comitê assessor de Pesquisa da UFJF, parecerista de agências de fomento (FAPEMIG/CNPq) e de periódicos nacionais e internacionais de turismo, administração e sociologia. Atua nas áreas de Sociologia, Administração e Turismo, com ênfase, nas seguintes linhas de pesquisa e campos temáticos: (1) Teoria Social - Ontologia, Epistemologia, Metodologia, Realismo Crítico e Hermenêutica; (2) Sociologia das Organizações - Espaço, Identidade e Poder, Gestão Pública e Social, Gestão Coletiva de Bens Públicos, e Desenvolvimento; (3) Turismo - Sociologia do Turismo, História e Modelos Explicativos, Espaço Turístico, Educação e Formação Profissional, Gestão e Planejamento do Espaço Turístico, Governança Territorial em Destinos Turísticos.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Pimentel, T. D. (2020). O Campo Turístico: uma perspectiva sócio-política para estudar a ação e sua estruturação. Revista Latino-Americana De Turismologia, 6(1). https://doi.org/10.34019/2448-198X.2020.v6.33132

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