About the Journal

A Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática – RIDEMA – é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), criada no ano de 2017. Tem como objetivo divulgar pesquisas científicas em Educação Matemática em andamento ou concluídas, possibilitando a atualização e o intercâmbio de informações sobre o desenvolvimento da área entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e professores que ensinam matemática. A RIDEMA a partir do 2020 adota publicação em fluxo contínuo (Rolling pass) e a partir de 2021 passa a utilizar o software IThenticate passando a integrar o Programa de Integridade Acadêmica da PROPP - UFJF

Announcements

Número temático – Didática da Matemática Francesa

2024-06-04

Para Comenius, “didática” é “arte de ensinar” e, assim, a Didática da Matemática, também reconhecida como Educação Matemática em vários países é, de certa forma, a arte de estudar os fenômenos que ocorrem com os protagonistas, estudante e professor(a), a partir de um saber, constituindo em um movimento que iniciou com pesquisas na década de 1970, na França. Diante disso, as teorias que firmaram desde então servem como base teórica-metodológica para muitas pesquisas nesse campo.

Ementa: Teoria das Situações Didáticas – Teoria da Transposição Didática – Teoria Antropológica do Didático – A dialética ferramenta-objeto – Teoria dos Registros da Representação Semiótica – Obstáculos – Campos Conceituais – Engenharia Didática.

 

Editores convidados: Profa. Dra. Chang Kuo Rodrigues; Prof. Dr. Cássio Giordano e; Profa. Dra. Karina de Oliveira Castro

 

Submissão: até 31/07/2024 (Seção Didática da Matemática Francesa)

Avaliação: até 20/10/2024

Publicação: dezembro 2024

Read more about Número temático – Didática da Matemática Francesa

Current Issue

Vol. 8 No. 1 (2024): Janeiro-Dezembro
View All Issues