Modelagem Estatística e Pensamento Computacional: Compreensão de medidas de tendência central e dispersão no Ensino Médio
Palavras-chave:
Estatística, Pensamento Computacional, Google Planilhas, Ensino MédioResumo
Esta pesquisa investigou como atividades práticas com dados reais, mediadas por tecnologias computacionais, se articulam aos processos de aprendizagem de Estatística, com foco na compreensão de medidas de tendência central e de dispersão por estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A metodologia quali-quantitativa empregou a triangulação de dados, coletados via questionários pós-atividade, registros fotográficos, diário de campo, materiais produzidos pelos alunos e observação participante. As atividades, desenvolvidas no Laboratório de Inovações Criativo-Tecnológicas do IF-Goiano com GeoGebra e Google Planilhas, focaram em medidas de tendência central e dispersão, variações percentuais e construção de tabelas e gráficos. A análise dos dados, fundamentada no Construtivismo, indicou que a participação ativa dos alunos na manipulação e interpretação dos dados, mediada pelas tecnologias, aprimorou significativamente a compreensão dos conceitos estatísticos e impulsionou o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e crítico.
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