Contribuições de oficinas sobre Educação Financeira para Estudantes da Educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave:
Educação Financeira, Andragogia, Teoria das Situações DidáticasResumo
O mundo contemporâneo tem exigido do cidadão um letramento econômico que não se restringe apenas ao conhecimento de juros simples ou compostos, mas na adoção de um comportamento financeiro saudável e estável. A Educação Financeira, por ter uma aplicabilidade direta em situações do cotidiano, pode contribuir para a tomada de decisões rápidas e coerentes, seja em negócios empresariais ou no cálculo da rentabilidade de uma compra à vista ou a prazo. Adotando esses pressupostos e percebendo, empiricamente, a dificuldade de algumas pessoas em administrar suas finanças e estarem, consequentemente, endividadas por não utilizar o sistema de crédito bancário adequadamente, a intervenção e a pesquisa apresentadas neste artigo têm como problema: Qual a contribuição de uma sequência de oficinas para a educação financeira de estudantes de uma turma de EJA? Fundamentada nos princípios da Andragogia e da Teoria das Situações Didáticas, a intervenção e a pesquisa foram realizadas em uma escola pública municipal, que possui a modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA. Para tanto, foram realizadas cinco oficinas, uma a cada semana, em uma turma da Totalidade 5, que corresponde ao 8° Ano do Ensino Fundamental. Considera-se que as oficinas contribuíram para que os estudantes compreendessem que um manejo adequado dos recursos monetários promove uma vida financeira mais equilibrada, pois os conceitos pertinentes à Educação Financeira possibilitam identificar fatores que, geralmente, passam despercebidos no cotidiano, mas que têm grande impacto econômico.
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