Gênese documental de uma professora de matemática no contexto de uma formação continuada

Autores

Palavras-chave:

Abordagem Documental do Didático, Recurso Tecnológico, Formação Continuada, Gênese Documental, GeoGebra

Resumo

O presente estudo analisa a gênese documental de uma professora de matemática em um contexto de uma formação continuada ocorrida de forma remota, durante a pandemia de COVID-19, utilizando a Abordagem Documental do Didático (ADD) com o objetivo de analisar como as ações ocorridas durante a formação continuada influenciaram sua construção documental. Foi utilizada a metodologia de investigação reflexiva na coleta dos dados durante a formação continuada aplicada com seis professores via plataforma Microsoft Teams, focando no uso de tecnologias como o GeoGebra. A fundamentação teórica baseia-se na ADD, que analisa a interação dos professores com seus recursos didáticos. Os resultados indicam que a professora ampliou seu repertório de recursos e desenvolveu novos esquemas de utilização, evidenciando uma evolução na organização e clareza de suas atividades pedagógicas. Conclui-se que a formação continuada e a adaptação às novas tecnologias foram cruciais para seu desenvolvimento profissional.

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Publicado

2025-04-18

Como Citar

DIAS, A. de O. .; ABAR, C. A. A. P. . Gênese documental de uma professora de matemática no contexto de uma formação continuada. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45868. Acesso em: 15 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos