A Educação Estatística na BNCC E DCEPA no Ensino Médio: Possibilidades de Ensino envolvendo Projeto de Aprendizagem Estatístico (PAE)

Authors

  • Hermison Bruno Baia Palheta UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE https://orcid.org/0000-0001-6888-3186
  • Mauren Porciúncula Moreira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE
  • Cassio Cristiano Giordano UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE

Keywords:

Statistical Education; High School; Statistical Learning Project; BNCC; DCEPA.

Abstract

O presente artigo faz parte de um recorte de uma tese de doutorado em andamento que analisa as orientações da Base Nacional Comum Curricular- BNCC e Documento Curricular do Estado do Pará DCEPA para o trabalho com projeto de aprendizagem na Educação Estatística no ensino médio. Este artigo teve como objetivo analisar em que ponto o currículo para a educação estatística no ensino médio está conectado com a metodologia de Projeto de Aprendizagem Estatística (PAE). A metodologia utilizada será de cunho qualitativo baseado numa revisão bibliográfica e documental. As considerações finais revelam que embora a metodologia do PAE apresente desafios aos estudantes e professores da educação básica surgem como uma possibilidade de transformação de práticas pedagógicas inovadoras. Quanto as habilidades analisadas na BNCC e DCEPA, ambas não deixam claro para o trabalho com Projeto de Aprendizagem Estatístico no ensino médio, porém, observamos que elas nos dão pistas e contribuem para o desenvolvimento da estatística em contextos reais a vida do estudante, reafirmando a sua função social na formação do sujeito enquanto cidadão, que necessita estar preparado para atuar na sociedade e compreendê-la em todos os seus aspectos.

Downloads

Metrics

PDF views
7
Apr 10 '25Apr 13 '25Apr 16 '25Apr 19 '25Apr 22 '25Apr 25 '25Apr 28 '25May 01 '25May 04 '25May 07 '251.0
|

Author Biographies

Mauren Porciúncula Moreira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE

 

 

Cassio Cristiano Giordano, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE

 

 

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Presses Universitaires de France, 1977. Lisboa. Livraria Martins Fontes, São Paulo, 1979.

BATANERO, C.; DÍAZ, C. O papel dos projetos no ensino e aprendizagem da estatística. In: ROYO, J. P. (ed.). Aspectos didácticos de las matemáticas. Zaragoza: ICE, 2004. p. 125-164.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio (Versão entregue ao CNE em 03 de abril de 2018). Disponível em : http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/62371-ministro-da-educacao-entrega-base-nacional-comum-curricular-do-ensino-medio. Acesso em: 18 fev. 2025.

CAMPOS, C. R.; WODEWOTZKI, M. L. L.; JACOBINI, O. R. Educação estatística: Teoria e prática em ambientes de modelagem. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

CHANCE, B. L. Components of statistical thinking and implications for instruction and assessment. Journal of Statistics Education, v. 10, n. 3, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10691898.2002.11910677. Acesso em: 12 jan. 2025.

CURY, C. R. J.; REIS, M.; ZANARDI, T. A. C. Base nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018.

GAL, I. Adult’s statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-51, 2002.

GARFIELD, J. B.; GAL, I. Assessment and statistics education: current challenges and directions. International Statistical Review, v. 67, n. 1, p. 1-12, 1999.

GAUTÉRIO, T.; PEREIRA, F.; GIORDANO, C. O potencial do projeto de aprendizagem estatístico para a promoção da interdisciplinaridade na educação básica. In: ALME 36. Acta Latino Americana de Matemática Educativa. v. 36, n. 1, 2023.

GIORDANO, C. C. Concepções sobre Estatística: um estudo com alunos do ensino médio. 2020. 268 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.

GIORDANO, C. C.; ARAÚJO, J. R. A.; COUTINHO, C. de Q. e S. Educação Estatística e a Base Nacional Comum Curricular: o incentivo aos projetos. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 14, ed. especial, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e62727. Acesso em: 21 mar. 2025.

GIORDANO, C. C.; PORCIÚCULA, M. Análise das concepções de professores envolvidos no desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem Estatístico mobilizadas em um grupo focal. Acta Sci., Canoas, v. 24, n. 5., p. 193-230, 2022. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/issue/view/370. Acesso em: 14 fev. 2025

GIORDANO, C. C.; LIMA, R. F. O ensino de representações estatísticas no Brasil, frente às demandas pós-BNCC. Revista Paidei@, , v. 15, n. 27, p. 4-21, abr. 2023. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1525. Acesso em: 14 dez. 2024.

KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 144, p. 752-769, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/mq5QhqMxcsdJ9KfDZjqLmtG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 jan. 2025.

KRIPKA, R.; SCHELLER, M.; BONOTTO, D. L. Pesquisa documental: considerações sobre conceitos e características na pesquisa qualitativa. Revista de Investigaciones UNAD, v. 14, n. 2, jul./dez. 2015.

LOPES, C. A. E. A probabilidade e a estatística no ensino fundamental: uma analise curricular. 1998. 125f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586331. Acesso em: 22 mar. 2025.

LOPES, C. A. E.; FERREIRA, A. C. A estatística e a probabilidade no currículo de matemática da escola básica. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática (Mesa redonda). Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife, 2004.

PARÁ. Documento Curricular do Estado do Pará – Etapa Ensino Médio: Volume II. 2. ed. Belém: SEDUC-PA, Comissão ProBNCC, 2021. Disponível em: https://www.seduc.pa.gov.br/site/public/upload/arquivo/probncc/ProBNCC_DCEPA-12072021_compressed-3b8b0.pdf. Acesso em: 14 jan. 2025.

PEREIRA, Fernanda Ângelo. A Educação Estatística Crítica no contexto da Tecnologia Social LeME na formação pré-profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, econômica e ambiental. 2024. 300f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2024.

PORCIÚNCULA, M. LeME - Letramento Multimídia Estatístico: Projetos de Aprendizagem Estatísticos na Educação Básica e Superior. Curitiba: Appris, 2022.

PORCIÚNCULA, M.; SCHREIBER, K. P.; GIORDANO, C. C. Letramento multimídia estatístico: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Taubaté: Editora Akademy, 2022.

RUMSEY, D. J. Statistical literacy as a goal for introductory statistics courses. Journal of Statistics Education, v. 10, n. 3, 2002.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017. 352 p.

SILVA, E. L. de; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005.

SOUZA, F. B.; ZILLI, G. T. S. Currículo e aprendizagem por projetos. In: 10º ANPED Sul . Anais eletrônicos do 10º ANPED Sul. UDESC, 2014. p. 1-12.

TRAINOTTI, A.; SANT'ANA, M de F. Estatística no ensino médio: currículo e ensino no município de Rio do Sul–SC. Educação Matemática em Revista - RS, v. 1, n. 20, 2019.

VOTTO, T. R.; BATISTI, I.; PORCIÚNCULA, M. Projeto de Aprendizagem Estatística - PAE, como estratégia potencialmente lúdica e motivacional: reflexões a partir do programa LeME. Revista de Educação Estatística, v. 1, n. 1, p. 1-29, 2022. Disponível em: https://revistaeduest.ucm.cl/article/download/1095/1026/. Acesso em: 10 jan. 2025.

Published

2025-04-09

How to Cite

PALHETA, H. B. B. .; SILVA, M. P. M. da; GIORDANO, C. C. A Educação Estatística na BNCC E DCEPA no Ensino Médio: Possibilidades de Ensino envolvendo Projeto de Aprendizagem Estatístico (PAE). Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45611. Acesso em: 17 apr. 2025.