A Educação Estatística na BNCC E DCEPA no Ensino Médio: Possibilidades de Ensino envolvendo Projeto de Aprendizagem Estatístico (PAE)
Keywords:
Statistical Education; High School; Statistical Learning Project; BNCC; DCEPA.Abstract
O presente artigo faz parte de um recorte de uma tese de doutorado em andamento que analisa as orientações da Base Nacional Comum Curricular- BNCC e Documento Curricular do Estado do Pará DCEPA para o trabalho com projeto de aprendizagem na Educação Estatística no ensino médio. Este artigo teve como objetivo analisar em que ponto o currículo para a educação estatística no ensino médio está conectado com a metodologia de Projeto de Aprendizagem Estatística (PAE). A metodologia utilizada será de cunho qualitativo baseado numa revisão bibliográfica e documental. As considerações finais revelam que embora a metodologia do PAE apresente desafios aos estudantes e professores da educação básica surgem como uma possibilidade de transformação de práticas pedagógicas inovadoras. Quanto as habilidades analisadas na BNCC e DCEPA, ambas não deixam claro para o trabalho com Projeto de Aprendizagem Estatístico no ensino médio, porém, observamos que elas nos dão pistas e contribuem para o desenvolvimento da estatística em contextos reais a vida do estudante, reafirmando a sua função social na formação do sujeito enquanto cidadão, que necessita estar preparado para atuar na sociedade e compreendê-la em todos os seus aspectos.
Downloads
Metrics
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Presses Universitaires de France, 1977. Lisboa. Livraria Martins Fontes, São Paulo, 1979.
BATANERO, C.; DÍAZ, C. O papel dos projetos no ensino e aprendizagem da estatística. In: ROYO, J. P. (ed.). Aspectos didácticos de las matemáticas. Zaragoza: ICE, 2004. p. 125-164.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio (Versão entregue ao CNE em 03 de abril de 2018). Disponível em : http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/62371-ministro-da-educacao-entrega-base-nacional-comum-curricular-do-ensino-medio. Acesso em: 18 fev. 2025.
CAMPOS, C. R.; WODEWOTZKI, M. L. L.; JACOBINI, O. R. Educação estatística: Teoria e prática em ambientes de modelagem. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
CHANCE, B. L. Components of statistical thinking and implications for instruction and assessment. Journal of Statistics Education, v. 10, n. 3, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10691898.2002.11910677. Acesso em: 12 jan. 2025.
CURY, C. R. J.; REIS, M.; ZANARDI, T. A. C. Base nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018.
GAL, I. Adult’s statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-51, 2002.
GARFIELD, J. B.; GAL, I. Assessment and statistics education: current challenges and directions. International Statistical Review, v. 67, n. 1, p. 1-12, 1999.
GAUTÉRIO, T.; PEREIRA, F.; GIORDANO, C. O potencial do projeto de aprendizagem estatístico para a promoção da interdisciplinaridade na educação básica. In: ALME 36. Acta Latino Americana de Matemática Educativa. v. 36, n. 1, 2023.
GIORDANO, C. C. Concepções sobre Estatística: um estudo com alunos do ensino médio. 2020. 268 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
GIORDANO, C. C.; ARAÚJO, J. R. A.; COUTINHO, C. de Q. e S. Educação Estatística e a Base Nacional Comum Curricular: o incentivo aos projetos. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 14, ed. especial, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e62727. Acesso em: 21 mar. 2025.
GIORDANO, C. C.; PORCIÚCULA, M. Análise das concepções de professores envolvidos no desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem Estatístico mobilizadas em um grupo focal. Acta Sci., Canoas, v. 24, n. 5., p. 193-230, 2022. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/issue/view/370. Acesso em: 14 fev. 2025
GIORDANO, C. C.; LIMA, R. F. O ensino de representações estatísticas no Brasil, frente às demandas pós-BNCC. Revista Paidei@, , v. 15, n. 27, p. 4-21, abr. 2023. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1525. Acesso em: 14 dez. 2024.
KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 144, p. 752-769, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/mq5QhqMxcsdJ9KfDZjqLmtG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 jan. 2025.
KRIPKA, R.; SCHELLER, M.; BONOTTO, D. L. Pesquisa documental: considerações sobre conceitos e características na pesquisa qualitativa. Revista de Investigaciones UNAD, v. 14, n. 2, jul./dez. 2015.
LOPES, C. A. E. A probabilidade e a estatística no ensino fundamental: uma analise curricular. 1998. 125f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586331. Acesso em: 22 mar. 2025.
LOPES, C. A. E.; FERREIRA, A. C. A estatística e a probabilidade no currículo de matemática da escola básica. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática (Mesa redonda). Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife, 2004.
PARÁ. Documento Curricular do Estado do Pará – Etapa Ensino Médio: Volume II. 2. ed. Belém: SEDUC-PA, Comissão ProBNCC, 2021. Disponível em: https://www.seduc.pa.gov.br/site/public/upload/arquivo/probncc/ProBNCC_DCEPA-12072021_compressed-3b8b0.pdf. Acesso em: 14 jan. 2025.
PEREIRA, Fernanda Ângelo. A Educação Estatística Crítica no contexto da Tecnologia Social LeME na formação pré-profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, econômica e ambiental. 2024. 300f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2024.
PORCIÚNCULA, M. LeME - Letramento Multimídia Estatístico: Projetos de Aprendizagem Estatísticos na Educação Básica e Superior. Curitiba: Appris, 2022.
PORCIÚNCULA, M.; SCHREIBER, K. P.; GIORDANO, C. C. Letramento multimídia estatístico: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Taubaté: Editora Akademy, 2022.
RUMSEY, D. J. Statistical literacy as a goal for introductory statistics courses. Journal of Statistics Education, v. 10, n. 3, 2002.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017. 352 p.
SILVA, E. L. de; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005.
SOUZA, F. B.; ZILLI, G. T. S. Currículo e aprendizagem por projetos. In: 10º ANPED Sul . Anais eletrônicos do 10º ANPED Sul. UDESC, 2014. p. 1-12.
TRAINOTTI, A.; SANT'ANA, M de F. Estatística no ensino médio: currículo e ensino no município de Rio do Sul–SC. Educação Matemática em Revista - RS, v. 1, n. 20, 2019.
VOTTO, T. R.; BATISTI, I.; PORCIÚNCULA, M. Projeto de Aprendizagem Estatística - PAE, como estratégia potencialmente lúdica e motivacional: reflexões a partir do programa LeME. Revista de Educação Estatística, v. 1, n. 1, p. 1-29, 2022. Disponível em: https://revistaeduest.ucm.cl/article/download/1095/1026/. Acesso em: 10 jan. 2025.