Contribuições das Autoanálises de Erros como ferramenta metodológica para identificação e prevenção de entraves em Cálculo Diferencial e Integral IV
Palavras-chave:
Autoanálises de Erros, Cálculo Diferencial e Integral, Registros de Representação, Erros, MetodologiaResumo
O principal objetivo deste estudo consiste em examinar os erros enfrentados durante a compreensão dos objetos matemáticos presentes na ementa do componente curricular Cálculo Diferencial e Integral IV, utilizando como alicerce a Teoria dos Registros de Representação Semiótica e a Teoria Antropologia do Didático, nos cursos superiores de Bacharelado em Engenharia Civil oferecido pelo campus Eunápolis do Instituto Federal da Bahia. Para tanto, como percurso metodológico foram realizadas análises das avaliações e autoanálises referentes a duas turmas dos segundos semestres de 2022 e 2023, procurando investigar quais fatores foram protagonistas no surgimento dos erros identificados. Observou-se que erros associados aos registros de representações algébricos se destacam em ambas as turmas, remetendo a uma defasagem de conhecimento ligada a essa representação específica, advinda de lacunas associadas ao Ensino Básico. Ao estudar as autoanálises, percebe-se a influência que as práticas metodológicas podem infundir no processo de aprendizado do discente, contribuindo na superação de erros ou auxiliando na prevenção destes. Em contrapartida, ao discorrerem sobre seus erros, os discentes conseguem derrubar a resistência de senso comum que tinham outrora, de identificar suas lacunas de conhecimento e buscar melhorias no campo necessário para futuros êxitos. Além disso, os estudantes passam a utilizar as autoanálises como um meio para externar suas angústias e receios, propiciando ao docente um acesso direto ao contexto sociocultural e psicológico dos seus alunos.
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Referências
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