Concepção de um plano de aula a partir da TSD: O caso da soma dos ângulos internos no Geogebra
Palavras-chave:
GeoGebra, Teoria das Situações Didáticas, Plano de aulaResumo
Este trabalho teve por objetivo conceber um plano de aula conforme o modelo didático proposto por Brousseau (1997), para funcionar como estratégia de ensino de noções de soma dos ângulos internos. Adotaram-se alguns princípios da Teoria das Situações Didáticas (TSD), onde o software GeoGebra serviu de ferramenta para gerenciar o suporte metodológico da do plano. Buscou-se elaborar uma proposta de ensino que considerasse a ocorrência de situações adidáticas a partir do GeoGebra que permite a construção de conhecimentos valorizando o dinamismo e percepção de conceitos em torno do objeto matemático auxiliando a caracterização de aprendizagem autônoma. Optou-se por aplicar como procedimentos metodológicos, a revisão bibliográfica pontual, entendendo que em Brousseau (1997) e Santos (2018) existem elementos mínimos para apresentar uma proposta inicial de ensino. Os resultados desse estudo apontaram para a necessidade de considerar teorias de ensino como suportes metodológicos para apresentação de noções matemáticas da Educação Básica.
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Referências
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