Concepção de um plano de aula a partir da TSD: O caso da soma dos ângulos internos no Geogebra

Autores

Palavras-chave:

GeoGebra, Teoria das Situações Didáticas, Plano de aula

Resumo

Este trabalho teve por objetivo conceber um plano de aula conforme o modelo didático proposto por Brousseau (1997), para funcionar como estratégia de ensino de noções de soma dos ângulos internos. Adotaram-se alguns princípios da Teoria das Situações Didáticas (TSD), onde o software GeoGebra serviu de ferramenta para gerenciar o suporte metodológico da do plano. Buscou-se elaborar uma proposta de ensino que considerasse a ocorrência de situações adidáticas a partir do GeoGebra que permite a construção de conhecimentos valorizando o dinamismo e percepção de conceitos em torno do objeto matemático auxiliando a caracterização de aprendizagem autônoma. Optou-se por aplicar como procedimentos metodológicos, a revisão bibliográfica pontual, entendendo que em Brousseau (1997) e Santos (2018) existem elementos mínimos para apresentar uma proposta inicial de ensino. Os resultados desse estudo apontaram para a necessidade de considerar teorias de ensino como suportes metodológicos para apresentação de noções matemáticas da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Fernanda Miranda Evangelista, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciada em Matemática na Universidade Federal de Sergipe(UFS). Conclusão do Ensino Médio pelo Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães(CMLEM). Em graduação fui bolsista do Projeto de Iniciação a docência -PIBID, voluntaria no Projeto de Iniciação Cientifica - PICVOL, participei da comissão organizadora do 7th WORKSHOP ON ANALYSIS AND PDES, atuei como monitora no Programa de Apoio Pedagógico do curso de Matemática da Universidade Federal de Sergipe(Revimat). Fui residente no Programa Residência Pedagógica(PRP) e monitora de Didática e Tecnologias Digitais no Processo de Ensino-Aprendizagem.

Vitor Felipe Moura Souza Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciado em Matemática na Universidade Federal de Sergipe(UFS).  Em graduação fui bolsista do Projeto de Iniciação a docência -PIBID,  monitor no Programa de Apoio Pedagógico do curso de Matemática da Universidade Federal de Sergipe(Revimat). 

Laerte Silva da Fonseca, Universidade Federal de Sergipe

Livre-Docente pela Emil Brunner World University (EBWU, Miami, Flórida/EUA); Doutor Honoris Causa (EBWU); Laureado com o Título de Notório Saber (EBWU); Pós-Doutorado em andamento em Didactique des Mathématiques, ICHEC, BRUXELAS, Bélgica (2022); Pós-Doutorado em Educación Lingüística y Literaria y de Didáctica de las CCEE y de la Matemática (Universidade de Barcelona/UB, Espanha); Pós-Doutorado em E-learning (Universidade Fernando de Pessoa/UFP, Porto/Portugal); Pós-Doutorado em Ciências Básicas e Ambientais (EEL da Universidade de São Paulo/USP); Pós-Doutorado em Psicologia e Neurociência Cognitiva (EBWU); Pós-Doutorado em Educação Matemática (UNIAN/SP); Doctorado en curso Psicología Cognitiva (Universidad de Buenos Aires, UBA/Argentina - 2022); Doutor em Educação Matemática (Didática da Matemática, Neurociência Cognitiva) pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN, com sandwiche de 01 ano na Université Claude Bernard Lyon 1 - FR/Bolsa CAPES); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (Didática da Matemática) pela UFS, Mestre em Educação (Educação Matemática) pela UFS; Especialista em: Neurociências e Educação (Instituto de Psicologia Sapiens, IPS-PR); Neurociências, Psicologia Positiva e Mindfulness (Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR); Terapia Cognitivo-Comportamental (PUC/RG); Neuropsicologia (UNIFESP/CDN), Neuroaprendizagem (Instituto Saber/BR), Psicopedagogia (Institucional e Clínica, FPD/SE), Ensino de Matemática (UFS), Educação Matemática (FA/SE) e em Gerência e Tecnologia da Qualidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG; Bacharel em Psicologia (ESTÁCIO/SE), Licenciado em Matemática (UFS); Prof. Titular de Educação Matemática do Instituto Federal de Sergipe (IFS/Campus Aracaju); Professor Homenageado: Título de Honra ao Mérito pelas valiosas contribuições prestadas ao IFS (REITORIA/IFS); Pesquisador da FAPITEC/SE-BIBIC/Jr-CNPq. Pesquisador do PIBIC/IFS. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Contemporaneidade/UFS. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Treinamento das Habilidades Sociais, Engenharia Neurodidática, Engenharia Didática, Teoria das Situações Didáticas, Teoria Antropológica do Didático, Teorias da Aprendizagem (Dificuldade de Aprendizagem), Formação de Professores de Matemática, desde 1989. É consultor de cursos de pós-graduação em Educação Matemática, Psicopedagogia e Metodologia do Ensino de Matemática. É autor de livros e artigos publicados em periódicos nas áreas de Neurociências, Psicologia, Psicopedagogia, Educação Matemática e Didática da Matemática. Atualmente é Docente do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Sergipe - IFS (desde 1993), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe - UFS (desde 2015) e do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento da Universidade de São Paulo - USP (colaborador a partir de 2023), tendo como áreas de concentração a Didática da Matemática, Psicologia e Neurociência Cognitiva; Criador e Editor-Chefe do periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista (impressa, 2008 e online, 2014/IFS); Coordenador do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (IFS); Coordenador do neuroMATH - Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Neurocognitivo da Aprendizagem Matemática (IFS). Colunista do Jornal Planeta (Brasília, BR). Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Sergipe - IFS (em 2010).

Referências

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

EVANGELISTA, F. M.; SANTOS, V. F. M. S.; FONSECA, L. S. da . Concepção de um plano de aula a partir da TSD: O caso da soma dos ângulos internos no Geogebra. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45409. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Didática da Matemática Francesa