Matemática e Arte na Educação Básica: Um olhar interdisciplinar a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores

  • Veronice Meira da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia https://orcid.org/0000-0003-0958-1035
  • Claudinei de Camargo Sant'Ana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Irani Parolin Sant'Ana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Palavras-chave:

Matemática, Arte, Arte no ensino de Matemática

Resumo

Este artigo, que compõe uma tese de doutorado estruturada no formato multipaper, apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que teve por objetivo mapear e analisar pesquisas de mestrado e doutorado que discutem a utilização da Arte no ensino de Matemática, no âmbito da Educação Básica. Para tanto, utilizou-se como plataforma de buscas, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertação (BDTD), com o propósito de responder à seguinte questão norteadora: Quais são as características das pesquisas brasileiras que discutem a utilização da Arte no ensino de Matemática, desenvolvidas no âmbito da Educação Básica? Para isso, seguimos os passos descritos por Sampaio e Mancini (2007) para a produção de uma RSL, e nos apoiamos em Bardin (1977) para apresentação e tratamento dos dados, sob a luz da Análise de Conteúdo. Ao todo, analisamos 13 pesquisas, sendo 10 dissertações e 3 teses, as quais foram selecionadas mediante protocolo de pesquisa construído previamente, utilizando como descritores os termos “ENSINO DE MATEMÁTICA” AND “ARTE” e aplicando critérios de inclusão e exclusão. Suas conclusões nos revelam que, de modo geral, se originaram de uma insatisfação pela forma como a Matemática normalmente é ensinada, de forma mecanizada, e como a disciplina é recebida pelos estudantes, quase sempre com desmotivação. A partir desse ponto, os pesquisadores se dispuseram a trabalhar com a Matemática de forma mais contextualizada, descolando o ensino da disciplina de uma prática memorística e atrelando-o às conexões com a Arte. Verificamos uma estreita relação entre as Artes Visuais e a Geometria, considerando a predominância destas duas unidades temáticas no universo pesquisado. A partir do panorama esboçado com esta RSL, seguiremos para o delineamento da nossa pesquisa, que se empenha em interpretar as representações de signos presentes em produções artísticas de estudantes e professores da Educação Básica, com foco no entrelaçamento do ideal artístico com conceitos matemáticos.

Downloads

Metrics

PDF views
12
Apr 10 '25Apr 13 '25Apr 16 '25Apr 19 '25Apr 22 '25Apr 25 '25Apr 28 '25May 01 '25May 04 '25May 07 '254.0
|

Biografia do Autor

Veronice Meira da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2017). Mestra em  Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2021), doutoranda da Rede Nordeste de Ensino, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e integrante do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM). Leciona em instituições públicas dos anos finais do Ensino Fundamental desde 2018.

Claudinei de Camargo Sant'Ana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Licenciado em Matemática e Pedagogia, Mestre em Engenharia Mecânica e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro e na Université de Limoges Faculté des Sciences et Techniques, Limoges/França.

Irani Parolin Sant'Ana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática, Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) com Estágio na Université de Lyon II - França.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

Barros, Priscila Bezerra Zioto. A Arte na Matemática: contribuições para o ensino de geometria. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2017.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 5 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRITO, C. S.; SANT’ANA, C. C. Formação docente e jogos digitais no ensino de matemática. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, v. 7, n. 17, p. 415–434, 2020. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4100. Acesso em: 30 jun. 2023.

BRITO, C. S.; SANT’ANA, C. D. C.; SANT’ANA, I. P. Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 5, p. 173-188, 2020. Disponível em:

https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view. Acesso em: 30 jun. 2023.

CÂNDIDO, Patrícia Terezinha. Olhares que sentem e pensam: a arte como potência na formação de professores que ensinam matemática. 2019. 165 f. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2019

CAMPOS, André Victor Ribeiro de. Estudo de triângulos e quadriláteros na construção de mosaicos geométricos sob a perspectiva da Teoria de Van Hiele. 2020. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

CODATO-SEGURA, Claudia Santos. Releitura de obras de arte pelo viés da Geometria Analítica: uma proposta interdisciplinar para o ensino da Matemática. 2013. 110 f. Dissertação do Mestrado Profissional em Matemática – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

CRUZ, L. M.; BARRETO, A. C. F.; FERREIRA, L. G. Caminhos do desenvolvimento profissional docente na perspectiva freireana. Com a Palavra, o Professor, v. 5, n. 12, p. 355–372, 2020. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/529. Acesso em: 9 set. 2023.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 1, p. 99-120, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000100008 Acesso em: 08 abr. 2025.

FLORES, C. R. Descaminhos: potencialidades da arte com a educação matemática: potencialidades da Arte com a Educação Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 55, p. 502-514, ago. 2016. Disponível em: https://bit.ly/2NMyiWZ. Acesso em: 17 ago. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão Sistemática da Literatura: Conceituação, Produção e Publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 4 ago. 2023.

GERDES, Paulus. Da etnomatemática a arte-design e matrizes cíclicas. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

KOMAR, Marcelo Fabricio Chociai. Modelagem matemática e a arte de Escher na formação do professor de matemática na educação básica. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.

MEIRA DA SILVA, V.; SANT’ANA, C. de C.; SANT’ANA, I. P. Pesquisas que relacionam matemática e arte: uma análise dos trabalhos publicados na biblioteca digital brasileira de teses e dissertações. Com a Palavra, o Professor, v. 7, n. 18, p. 35–56, 2022. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/860. Acesso em: 4 jul. 2024.

OLIVEIRA, Mateus Souza de. Dificuldades na Aprendizagem de trigonometria: reflexos da

Educação Básica no Ensino Superior. INTERMATHS, v. 2, n. 2, p. 140-155, jul./dez. 2021, Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/357440338_Dificuldades_na_Aprendizagem_Trigonometrica_reflexos_da_educacao_basica_no_Ensino_Superior. Acesso em: 9 abr. 2025.

PEREIRA, Gabriela Pereira de. Desenho de Mangá e Paper Toys: a cultura otaku e a linguagem audiovisual articulando matemática e arte na educação escolar. 2019. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.

PONTE, J. P. da. Concepções dos Professores de Matemática e Processos de Formação. 1992. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277037993_Concepcoes_dos_Professores_de_Matematica_e_Processos_de_Formacao. Acesso em: 8 abr. 2025.

RIBEIRO, E. S.; SANT’ANA, C. de C.; SANTANA, I. P.; DIAS PACHECO, A. G. Facebook, google drive e a matemática: uma rede interativa e reflexiva no ensino superior. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, v. 4, n. 2, p. 53-75, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1470. Acesso em: 30 jun. 2023.

ROSSI, Gicele da Rocha. O ensino e aprendizagem de polígonos e transformações geométricas no plano: relacionando a arte e matemática por meio dos frisos e dos ladrilhos. 2009. 317f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática) – Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS, 2009.

SAMPAIO R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, fev. 2007. Disponível em: https://bit.ly/2GcihE4. Acesso em: 17 ago. 2023.

SANT´ANA, I. P.; SANT’ANA, C. de C. GEEM - Grupo de Estudos em Educação Matemática. Com a Palavra, o Professor, v. 8, n. 20, p. 116–134, 2023. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/. Acesso 10 jun. 2023.

SANTOS, Edvan Ferreira dos. A interface Arte e Matemática: em busca de uma perspectiva crítica e criativa para o ensino de matemática. 2019. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2019.

SANTOS, E. F. dos; GONÇALVES, H. J. L. A Interface entre Arte e Matemática: em busca de perspectivas curriculares críticas e criativas. Bolema, Rio Claro (SP), v. 34, n. 68, p. 1144-1173, dez. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/hTWxf5Jf7cHCJ57cHkDc56j/abstract/?lang=en. Acesso em: 17 ago. 2023.

SANTOS, Josenilson Felizardo dos. Pintando o sete: matemática e artes nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 208 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, 2015.

SILVA, F. Q. da; MAZORCHE, S. R.; SANT’ANA, C. de C.; SANT ́ANA, I. P. Um relato de experiência da utilização de RPG Pedagógico no Ensino de Matemática. Com a Palavra, o Professor, v. 7, n. 19, p. 122–134, 2022. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/897. Acesso em: 30

jun. 2023.

WAGNER, Débora Regina. Visualidades movimentadas em oficinas-dispositivo pedagógico: um encontro entre imagens da Arte e professores que ensinam Matemática. 2017. 204f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2017.

Downloads

Publicado

2025-04-10

Como Citar

SILVA, V. M. da .; SANT’ANA, C. de C. .; SANT’ANA, I. P. . Matemática e Arte na Educação Básica: Um olhar interdisciplinar a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45169. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos