Matemática e Arte na Educação Básica: Um olhar interdisciplinar a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura
Palavras-chave:
Matemática, Arte, Arte no ensino de MatemáticaResumo
Este artigo, que compõe uma tese de doutorado estruturada no formato multipaper, apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que teve por objetivo mapear e analisar pesquisas de mestrado e doutorado que discutem a utilização da Arte no ensino de Matemática, no âmbito da Educação Básica. Para tanto, utilizou-se como plataforma de buscas, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertação (BDTD), com o propósito de responder à seguinte questão norteadora: Quais são as características das pesquisas brasileiras que discutem a utilização da Arte no ensino de Matemática, desenvolvidas no âmbito da Educação Básica? Para isso, seguimos os passos descritos por Sampaio e Mancini (2007) para a produção de uma RSL, e nos apoiamos em Bardin (1977) para apresentação e tratamento dos dados, sob a luz da Análise de Conteúdo. Ao todo, analisamos 13 pesquisas, sendo 10 dissertações e 3 teses, as quais foram selecionadas mediante protocolo de pesquisa construído previamente, utilizando como descritores os termos “ENSINO DE MATEMÁTICA” AND “ARTE” e aplicando critérios de inclusão e exclusão. Suas conclusões nos revelam que, de modo geral, se originaram de uma insatisfação pela forma como a Matemática normalmente é ensinada, de forma mecanizada, e como a disciplina é recebida pelos estudantes, quase sempre com desmotivação. A partir desse ponto, os pesquisadores se dispuseram a trabalhar com a Matemática de forma mais contextualizada, descolando o ensino da disciplina de uma prática memorística e atrelando-o às conexões com a Arte. Verificamos uma estreita relação entre as Artes Visuais e a Geometria, considerando a predominância destas duas unidades temáticas no universo pesquisado. A partir do panorama esboçado com esta RSL, seguiremos para o delineamento da nossa pesquisa, que se empenha em interpretar as representações de signos presentes em produções artísticas de estudantes e professores da Educação Básica, com foco no entrelaçamento do ideal artístico com conceitos matemáticos.
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