Ensinar por meio da Abordagem STEAM e da Educação Matemática Realística: práticas pedagógicas conectadas ao contexto dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.41104

Palavras-chave:

Abordagem STEAM; Educação Matemática Realística; Ensino Médio; Ensino; Matemática.

Resumo

Os resultados educacionais em matemática indicam a relevância de promover práticas pedagógicas inovadoras. Neste sentido, este artigo objetiva identificar elementos da abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics) e da Educação Matemática Realística (Realistic Mathematics Education - RME), que permitem conectar o contexto dos estudantes ao processo de ensino e aprendizagem e estabelecer uma ligação destes com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir de pesquisa exploratória com delineamento bibliográfico e documental, realizou-se uma análise sistemática qualitativa, por meio de uma amostragem intencional sobre STEAM e RME, com intuito de realizar integração e comparação destes temas e articulações com a BNCC. Concluiu-se que práticas pedagógicas envolvendo a abordagem STEAM e a RME podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de matemática, pois envolvem integração e contextualização de conhecimentos de forma crítica e criativa, elementos presentes na BNCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALHADDAB, Taghreed A.; ALNATHEER, Suleman A. Future Scientists: How women's and minorities' math self-efficacy and science perception affect their STEM major selection. In.: IEEE Integrated STEM Education Conference, p. 58-63, 2015. Disponível em: <https://ieeexplore.ieee.org/document/7119946>. Acesso em: 28 abr. 2022.

BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. (Org.) STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.

BIGODE, Antonio José Lopes. Matemática Realística uma perspectiva curricular para a educação do século XXI. In.: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba, 2013. ISSN 2178-034X.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2018. Brasília, DF, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 9 mar. 2023.

BYBEE, Rodger W. The Case For STEM Education: Challenges and Opportunities. Arlington, Virgínia. NSTA Press, 2013.

FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Educação matemática realística: uma abordagem para os processos de ensino e de aprendizagem. In: Revista Educação Matemática Pesquisa, v. 18, n. 1, p. 237-252, 2016, São Paulo. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/issue/view/1442>. Acesso em: 12 mar. 2023.

GAROFALO, Débora; BACICH, Lilian. Um olhar para a aprendizagem socioemocional no STEAM. In: BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. (Org.) STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.

GRANT, Maria J.; BOOTH, Andrew. A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information and Libraries Journal, 26, pp.91–108, 2009. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1471-1842.2009.00848.x

HENRIKSEN, Danah; MEHTA, Rohit; MEHTA, Swati. Design Thinking Gives STEAM to Teaching: A Framework That Breaks Disciplinary Boundaries. In: KHINE, Myint Swe; AREEPATTAMANNIL, Shaljan. (Org.) STEAM Education – Theory and Practice. 1a. ed. Estados Unidos: Springer, 2019.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Apresentação da Coletiva de Imprensa - SAEB 2021. 27/02/2023. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/resultados> Acesso em: 30 abr. 2023

KHINE, Myint Swe; AREEPATTAMANNIL, Shaljan. (Org.) STEAM Education – Theory and Practice. 1a. ed. Estados Unidos: Springer, 2019.

LOPEZ, Juliana Maira Soares; BURIASCO, Regina Luzia Corio de; FERREIRA, Pamela Emanueli Alves Ferreira. Educação Matemática Realística: considerações para a avaliação da aprendizagem. In.: Revista Perspectivas da Educação Matemática.

v. 7, n. 14, p. 248-265, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/issue/view/74> Acesso em: 12 mar. 2023.

LORENZIN, Mariana. Formação de professores: vencendo os desafios de implementação do STEAM. In: BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. (Org.) STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.

MACIANO, Giseli Duardo; MACIEL, Cristiano. Abordagem STEAM e Educação Matemática Realística: Uma Articulação Propositiva para o Ensino. XVI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro Oeste, ANPED-CO. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), 2022. Disponível em: <http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/47/11080-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf>

SIGNORELLI, Vinicius. STEM, STEAM, como assim? In: SARMENTO, Maristela. O futuro alcançou a escola? o aluno digital, a BNCC e o uso de metodologias ativas de aprendizagem. Editora do Brasil SA e Zoom Editora Educacional SA., 2019, p. 87-92.

TREVISAN, André Luis; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Educação Matemática Realística: Uma Abordagem para o Ensino e a Avaliação em Matemática. In.: REVEMAT. v.10, n. 2, p. 167-184, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/issue/view/2362>. Acesso em: 28 abr. 2022.

World Health Organization. International Labor Organization. Preventing and mitigating COVID-19 at work. Policy brief 19 May 2021. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/technical-guidance-publications>. Acesso em: 03 mai. 2023.

Downloads

Publicado

2023-08-14

Como Citar

MACIANO, G. D.; MACIEL, C. Ensinar por meio da Abordagem STEAM e da Educação Matemática Realística: práticas pedagógicas conectadas ao contexto dos estudantes. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2594-4673.2023.v7.41104. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/41104. Acesso em: 2 mar. 2024.

Edição

Seção

GT 19 - Educação Matemática - Trabalhos das Reuniões Regionais da Anped – 2022