Ensinar por meio da Abordagem STEAM e da Educação Matemática Realística: práticas pedagógicas conectadas ao contexto dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.41104Palavras-chave:
Abordagem STEAM; Educação Matemática Realística; Ensino Médio; Ensino; Matemática.Resumo
Os resultados educacionais em matemática indicam a relevância de promover práticas pedagógicas inovadoras. Neste sentido, este artigo objetiva identificar elementos da abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics) e da Educação Matemática Realística (Realistic Mathematics Education - RME), que permitem conectar o contexto dos estudantes ao processo de ensino e aprendizagem e estabelecer uma ligação destes com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir de pesquisa exploratória com delineamento bibliográfico e documental, realizou-se uma análise sistemática qualitativa, por meio de uma amostragem intencional sobre STEAM e RME, com intuito de realizar integração e comparação destes temas e articulações com a BNCC. Concluiu-se que práticas pedagógicas envolvendo a abordagem STEAM e a RME podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de matemática, pois envolvem integração e contextualização de conhecimentos de forma crítica e criativa, elementos presentes na BNCC.
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