Contribuições de um Material de Apoio para a implementação prática do método de ensino Análise de Modelos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.40182

Palavras-chave:

Análise de Modelos, Método de Ensino, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições de um Material de Apoio – MA na implementação prática do método de ensino denominado Análise de Modelos – AnM. Trata-se de um recorte oriundo de uma pesquisa de doutorado em Educação em Ciências e Matemática, na qual, após participar de um minicurso sobre o método (AnM), um grupo de 12 professores aplicou-o na prática em sala de aula, em suas próprias turmas de Ensino Médio, utilizando o MA sugerido durante o minicurso. Ao final dessa prática, os professores responderam um questionário e deram depoimentos sobre a experiência vivenciada nas aulas, cujas respostas evidenciaram suas opiniões acerca das contribuições desse material (MA) para a prática do método AnM. A partir de análise interpretativa das respostas dos professores, tanto do questionário como dos depoimentos, é possível inferir que um MA como o que foi sugerido aos participantes da pesquisa, não só contribui de modo significativo para a prática desse método (AnM), uma vez que dá mais segurança ao professor na sua implementação em sala de aula, mas também o incentiva a elaborar e adaptar seu próprio material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emerson Silva de Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1997), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019). É Professor Adjunto (DE) da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem interesse na área de Aplicações matemáticas e da Matemática, com ênfase em Análise de Modelos e Modelagem Matemática (contexto educacional). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais em Modelagem Matemática - GEPEMM (UFOPA).

Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Realizou seu Pós-Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professora da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática e do Programa de Pós Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Discalculia do Desenvolvimento (GEPEDPUCRS) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Etnomatemática (GEPEPUCRS). Realiza palestras, oficinas e minicursos em formações continuadas de professores atuando principalmente nos seguintes temas: tendências atuais no ensino da Matemática; Etnomatemática; Modelagem Matemática; dificuldades e transtornos de aprendizagem; Resolução de Problemas; uso de jogos.

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (Orgs.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Paco Editorial. Jundiaí. 2014.

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: O que é? Por quê? Como? Veritati, Salvador, n. 4, pp. 73-80, 2004.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

BENASSI, M. T.; SOUZA, Y. M. R.; BASQUEIRA, A. P.; AZZI, R. G. Ensino de Matemática no Ensino Fundamental II: as avaliações padronizadas e os resultados brasileiros. Ensino da Matemática em Debate, v. 2, n. 1, 2015.

BIEMBENGUT, M. S. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das Propostas primeiras às propostas atuais. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, pp. 7-32, 2009.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

BLUM, W.; LEIß, D. Understanding how students’ and teachers deal with modelling problems. In: Haines, C.; Galbraith, P.; Blum, W.; Khan, S. (Eds.). Mathematical modelling: Education, engineering and economic - ICTMA 12, p. 222-231. Chichester: Horwood, 2007.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência para o ENEM 2009. Brasília: INEP/MEC, 2009.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática 3º e 4º ciclos: Matemática. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. PNLD 2018: matemática – guia de livros didáticos – Ensino Médio/ Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017. 122 p.

BURAK, D. Modelagem Matemática e a Sala de Aula. In: Encontro Paranaense da Modelagem na Educação Matemática, I, Londrina, 2004. Anais... Londrina: UEL, pp. 1-11, 2004.

DANTE, L. R. Matemática: contexto & aplicações (Ensino Médio). 3. ed. São Paulo: Ática, 2016. Vol. 1.

DURANT, W. A história da filosofia. Tradução de Luis Carlos do Nascimento Silva, 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.

FREITAS, I. C.; ORTIGÃO, M. I. R. O PNLD está chegando: e agora, como escolher o livro didático de Matemática? In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, V, 2012, Petrópolis, RJ. Anais... Petrópolis: SBEM, 2012.

NISS, M. Prescriptive modelling - challenges and opportunities. In: STILLMAN, G. A; BLUM, W.; BIEMBENGUT, M. S. (Eds.) Mathematical Modelling in Education Research and Practice: cultural, social and cognitive inuences. Cham: Springer, 2015. pp. 67-80.

PERRELLI, M. A. S.; LIMA, A. A.; BELMAR, C. C. A escolha e o uso do livro didático pelos professores das áreas de Ciências Naturais e Matemática: as pesquisas que abordam essa temática. Série-Estudos – Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB. Campo Grande, MS, n. 35, pp. 241-261, jan./jun. 2013.

SANTOS, J. B. P.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. O que os dados do SAEB nos dizem sobre o desempenho dos estudantes em Matemática? Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n. 2, pp. 309-333, 2015.

SOARES, D. S. Model Analysis with Digital Technologies: a “hybrid approach”. In: STILLMAN, G. A.; BLUM, W.; BIEMBENGUT, M. S. (Eds.) Mathematical Modelling in Education Research and Practice: cultural, social and cognitive inuences. Cham: Springer, p. 453-463, 2015.

SOARES, D. S. Uma abordagem pedagógica baseada na Análise de Modelos para alunos de Biologia: qual o papel do software? 2012. 341f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.

SOARES, D. S.; JAVARONI, S. L. Análise de Modelos: possibilidades de trabalho com Modelos Matemáticos em sala de aula. In: BORBA, M. C. & CHIARA, A. (Org.) Tecnologias Digitais e Educação Matemática, São Paulo-SP, Editora Livraria da Física, 2013, pp. 195-219.

SOUSA, E. S. Análise de Modelos: um método de ensino de Matemática na Educação Básica. (Tese de doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Porto Alegre: PUCRS, 2019.

SOUSA, E. S.; LARA, I. C. M. Percepções de um grupo de professores de matemática da educação básica em relação à estratégia de ensino aplicação de modelos. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 23, n. 1, pp. 31-57, 2021.

SOUSA, E. S.; SILVA, F. R. A. Análise de Modelos: Atividades de Matemática para Sala de Aula (Ensino Médio). Belém: RFB Editora, 2021. Volume 1.

SZPACENKOPF, M.; FERREIRA, P. Enem 2015: Rio tem maior queda na nota de Matemática em relação a 2011. O Globo, 2016. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/enem-e-vestibular/enem-2015-rio-tem-maior-queda-na-nota-de-matematica-em-relacao-2011-20243780.

VAN DE WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.

VIGGIANO, E.; MATTOS, C. O desempenho de estudantes no Enem 2010 em diferentes regiões brasileiras. Revista brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 94, n. 237, pp. 417-438, 2013.

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

SOUSA, E. S. de .; LARA, I. C. M. de . Contribuições de um Material de Apoio para a implementação prática do método de ensino Análise de Modelos. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2594-4673.2023.v7.40182. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/40182. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos