Contribuições de um Material de Apoio para a implementação prática do método de ensino Análise de Modelos
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.40182Palavras-chave:
Análise de Modelos, Método de Ensino, Ensino de MatemáticaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições de um Material de Apoio – MA na implementação prática do método de ensino denominado Análise de Modelos – AnM. Trata-se de um recorte oriundo de uma pesquisa de doutorado em Educação em Ciências e Matemática, na qual, após participar de um minicurso sobre o método (AnM), um grupo de 12 professores aplicou-o na prática em sala de aula, em suas próprias turmas de Ensino Médio, utilizando o MA sugerido durante o minicurso. Ao final dessa prática, os professores responderam um questionário e deram depoimentos sobre a experiência vivenciada nas aulas, cujas respostas evidenciaram suas opiniões acerca das contribuições desse material (MA) para a prática do método AnM. A partir de análise interpretativa das respostas dos professores, tanto do questionário como dos depoimentos, é possível inferir que um MA como o que foi sugerido aos participantes da pesquisa, não só contribui de modo significativo para a prática desse método (AnM), uma vez que dá mais segurança ao professor na sua implementação em sala de aula, mas também o incentiva a elaborar e adaptar seu próprio material.
Downloads
Metrics
Referências
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (Orgs.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Paco Editorial. Jundiaí. 2014.
BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: O que é? Por quê? Como? Veritati, Salvador, n. 4, pp. 73-80, 2004.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.
BENASSI, M. T.; SOUZA, Y. M. R.; BASQUEIRA, A. P.; AZZI, R. G. Ensino de Matemática no Ensino Fundamental II: as avaliações padronizadas e os resultados brasileiros. Ensino da Matemática em Debate, v. 2, n. 1, 2015.
BIEMBENGUT, M. S. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das Propostas primeiras às propostas atuais. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, pp. 7-32, 2009.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.
BLUM, W.; LEIß, D. Understanding how students’ and teachers deal with modelling problems. In: Haines, C.; Galbraith, P.; Blum, W.; Khan, S. (Eds.). Mathematical modelling: Education, engineering and economic - ICTMA 12, p. 222-231. Chichester: Horwood, 2007.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência para o ENEM 2009. Brasília: INEP/MEC, 2009.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática 3º e 4º ciclos: Matemática. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. PNLD 2018: matemática – guia de livros didáticos – Ensino Médio/ Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017. 122 p.
BURAK, D. Modelagem Matemática e a Sala de Aula. In: Encontro Paranaense da Modelagem na Educação Matemática, I, Londrina, 2004. Anais... Londrina: UEL, pp. 1-11, 2004.
DANTE, L. R. Matemática: contexto & aplicações (Ensino Médio). 3. ed. São Paulo: Ática, 2016. Vol. 1.
DURANT, W. A história da filosofia. Tradução de Luis Carlos do Nascimento Silva, 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.
FREITAS, I. C.; ORTIGÃO, M. I. R. O PNLD está chegando: e agora, como escolher o livro didático de Matemática? In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, V, 2012, Petrópolis, RJ. Anais... Petrópolis: SBEM, 2012.
NISS, M. Prescriptive modelling - challenges and opportunities. In: STILLMAN, G. A; BLUM, W.; BIEMBENGUT, M. S. (Eds.) Mathematical Modelling in Education Research and Practice: cultural, social and cognitive inuences. Cham: Springer, 2015. pp. 67-80.
PERRELLI, M. A. S.; LIMA, A. A.; BELMAR, C. C. A escolha e o uso do livro didático pelos professores das áreas de Ciências Naturais e Matemática: as pesquisas que abordam essa temática. Série-Estudos – Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB. Campo Grande, MS, n. 35, pp. 241-261, jan./jun. 2013.
SANTOS, J. B. P.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. O que os dados do SAEB nos dizem sobre o desempenho dos estudantes em Matemática? Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n. 2, pp. 309-333, 2015.
SOARES, D. S. Model Analysis with Digital Technologies: a “hybrid approach”. In: STILLMAN, G. A.; BLUM, W.; BIEMBENGUT, M. S. (Eds.) Mathematical Modelling in Education Research and Practice: cultural, social and cognitive inuences. Cham: Springer, p. 453-463, 2015.
SOARES, D. S. Uma abordagem pedagógica baseada na Análise de Modelos para alunos de Biologia: qual o papel do software? 2012. 341f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.
SOARES, D. S.; JAVARONI, S. L. Análise de Modelos: possibilidades de trabalho com Modelos Matemáticos em sala de aula. In: BORBA, M. C. & CHIARA, A. (Org.) Tecnologias Digitais e Educação Matemática, São Paulo-SP, Editora Livraria da Física, 2013, pp. 195-219.
SOUSA, E. S. Análise de Modelos: um método de ensino de Matemática na Educação Básica. (Tese de doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Porto Alegre: PUCRS, 2019.
SOUSA, E. S.; LARA, I. C. M. Percepções de um grupo de professores de matemática da educação básica em relação à estratégia de ensino aplicação de modelos. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 23, n. 1, pp. 31-57, 2021.
SOUSA, E. S.; SILVA, F. R. A. Análise de Modelos: Atividades de Matemática para Sala de Aula (Ensino Médio). Belém: RFB Editora, 2021. Volume 1.
SZPACENKOPF, M.; FERREIRA, P. Enem 2015: Rio tem maior queda na nota de Matemática em relação a 2011. O Globo, 2016. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/enem-e-vestibular/enem-2015-rio-tem-maior-queda-na-nota-de-matematica-em-relacao-2011-20243780.
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.
VIGGIANO, E.; MATTOS, C. O desempenho de estudantes no Enem 2010 em diferentes regiões brasileiras. Revista brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 94, n. 237, pp. 417-438, 2013.