Contribuições de um Material de Apoio para a implementação prática do método de ensino Análise de Modelos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.40182

Palavras-chave:

Análise de Modelos, Método de Ensino, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições de um Material de Apoio – MA na implementação prática do método de ensino denominado Análise de Modelos – AnM. Trata-se de um recorte oriundo de uma pesquisa de doutorado em Educação em Ciências e Matemática, na qual, após participar de um minicurso sobre o método (AnM), um grupo de 12 professores aplicou-o na prática em sala de aula, em suas próprias turmas de Ensino Médio, utilizando o MA sugerido durante o minicurso. Ao final dessa prática, os professores responderam um questionário e deram depoimentos sobre a experiência vivenciada nas aulas, cujas respostas evidenciaram suas opiniões acerca das contribuições desse material (MA) para a prática do método AnM. A partir de análise interpretativa das respostas dos professores, tanto do questionário como dos depoimentos, é possível inferir que um MA como o que foi sugerido aos participantes da pesquisa, não só contribui de modo significativo para a prática desse método (AnM), uma vez que dá mais segurança ao professor na sua implementação em sala de aula, mas também o incentiva a elaborar e adaptar seu próprio material.

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Biografia do Autor

Emerson Silva de Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1997), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019). É Professor Adjunto (DE) da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem interesse na área de Aplicações matemáticas e da Matemática, com ênfase em Análise de Modelos e Modelagem Matemática (contexto educacional). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais em Modelagem Matemática - GEPEMM (UFOPA).

Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Realizou seu Pós-Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professora da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática e do Programa de Pós Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Discalculia do Desenvolvimento (GEPEDPUCRS) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Etnomatemática (GEPEPUCRS). Realiza palestras, oficinas e minicursos em formações continuadas de professores atuando principalmente nos seguintes temas: tendências atuais no ensino da Matemática; Etnomatemática; Modelagem Matemática; dificuldades e transtornos de aprendizagem; Resolução de Problemas; uso de jogos.

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Publicado

2023-11-22

Como Citar

SOUSA, E. S. de .; LARA, I. C. M. de . Contribuições de um Material de Apoio para a implementação prática do método de ensino Análise de Modelos. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2594-4673.2023.v7.40182. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/40182. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos