Uma leitura de Produções de Significados na constituição da noção de base em Álgebra Linear

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Produção de Significados, Álgebra Linear, Base, História da Matemática

Resumo

Neste artigo será apresentada uma leitura de processos de produção de significados a partir de registros de trabalhos de sujeitos históricos, reconhecidos como participantes da emergência de noções constitutivas do que atualmente é compreendido como base em Álgebra Linear. O objetivo do artigo é responder à seguinte pergunta: em que contextos e com quais objetos operavam matemáticos que participaram da constituição da noção de base no processo histórico de emergência da Álgebra Linear? Para isso, foram selecionados os matemáticos F. G. Frobenius (1849 – 1917), L. Eüler (1707 – 1783), W. R. Hamilton (1805-1865), H. G. Grassmann (1809 -1877) e G. Peano (1852-1932) como informantes. A leitura da produção de significados dos sujeitos de pesquisa foi fundamentada no Modelo dos Campos Semânticos, proposto por Lins (1993, 2012). O resultado da análise foi a identificação de diferentes significados que podem ser produzidos para a noção de base, com vistas a considerá-los para criar e desenvolver propostas de ensino e entender e intervir em processos de aprendizagem da Álgebra Linear no interior de Licenciaturas em Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALMEIDA, Vitor R. Álgebra Linear como um curso de serviço para a licenciatura em Matemática: o estudo das transformações lineares. 2013. 172p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

ALVES, Aretha F. Álgebra Linear como um curso de serviço para a licenciatura em Matemática: o estudo dos espaços vetoriais. 2013. 176p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

BOYER, Carl B. História da matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.

BOURBAKI, Nicholas. Elementos de história de las matemáticas. Madri: Alianza Editorial, 1976.

CROWE, Michael J. A history of vetor analysis: the evolution of the ideia of a vectorial system. London: University of Notre-Dame Press, 1967.

DORIER, Jean-Luc. Analysis historique de l’emergence des concepts élémentaires d’algébre linéaire. Cahier Didirem, n.7, IREM Paris 7, 1990.

EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

GRANGER, Gilles-Gaston. Filosofia do estilo. São Paulo: Perspectiva/Ed. Da Universidade de São Paulo, 1974.

KLINE, Morris. Mathematical thought from ancient to modern times. 2 ed. Madri: Nuevas Gráficas, vol II (Geometria), 1990.

LEONTIEV, A.N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Editora Moraes, s.d.

LINS, R. C. Epistemologia, história e educação matemática: tornando mais sólidas as bases da pesquisa. Revista de Educação Matemática. SBEM – São Paulo, Campinas, SP, Ano 1, nº 1, p.75-91, set., 1993.

LINS, Romulo C. Um quadro de referência para entender-se o que é pensamento algébrico. In: Anais do Seminário Novas Perspectivas da Educação Matemática no Brasil. Águas de São Pedro: MEC/INEP. Série Documental: Eventos, n.4, 3ª parte, maio, 1994.

LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI.

ed. Campinas: Papirus, 1997. (Coleção perspectivas em Educação Matemática)

LINS, Romulo C. O Modelo dos campos semânticos: estabelecimentos de notas e de teorizações. In. ANGELO, C.L. et al. Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. São Paulo: Midiograf, 2012, p.110-128

MUIR, Thomas. Contributions to the history of determinants (1900-1920). Londom and Glasgow: Blackie & Son Limited, 1930.

RÜTING, Dieter. Some definitions of the concept of function from John Bernoulli to N. Bourbaki. The Mathematical Intelligencer. Vol. 6, n.4, 1984.

OLIVEIRA, Viviane C.A. de. Sobre a produção de significados para a noção de transformação linear em álgebra linear. Rio Claro: 2002, 187p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

SILVA, Amarildo M. Sobre a dinâmica da produção de significados para a Matemática. Rio Claro: 2003, 243p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro/SP, 2003.

SILVA, Amarildo M; LINS, Romulo C. Sobre a dinâmica da produção de significados para a Matemática. JIEEM- Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. V.6(2), 2013, p.1-30.

SMITH, David E. A Source book in mathematics. New York: Dover Publications Inc., 1959.

Downloads

Publicado

2022-12-10

Como Citar

MELCHIADES DA SILVA, A.; FRANT, J. B.; OLIVEIRA, V. C. A. de . Uma leitura de Produções de Significados na constituição da noção de base em Álgebra Linear. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38657. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

30 anos do Modelo dos Campos Semânticos e processos de ensino e de aprendizagem