Uma leitura de Produções de Significados na constituição da noção de base em Álgebra Linear

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.38657

Palavras-chave:

Educação Matemática, Produção de Significados, Álgebra Linear, Base, História da Matemática

Resumo

Neste artigo será apresentada uma leitura de processos de produção de significados a partir de registros de trabalhos de sujeitos históricos, reconhecidos como participantes da emergência de noções constitutivas do que atualmente é compreendido como base em Álgebra Linear. O objetivo do artigo é responder à seguinte pergunta: em que contextos e com quais objetos operavam matemáticos que participaram da constituição da noção de base no processo histórico de emergência da Álgebra Linear? Para isso, foram selecionados os matemáticos F. G. Frobenius (1849 – 1917), L. Eüler (1707 – 1783), W. R. Hamilton (1805-1865), H. G. Grassmann (1809 -1877) e G. Peano (1852-1932) como informantes. A leitura da produção de significados dos sujeitos de pesquisa foi fundamentada no Modelo dos Campos Semânticos, proposto por Lins (1993, 2012). O resultado da análise foi a identificação de diferentes significados que podem ser produzidos para a noção de base, com vistas a considerá-los para criar e desenvolver propostas de ensino e entender e intervir em processos de aprendizagem da Álgebra Linear no interior de Licenciaturas em Matemática.

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Publicado

2022-12-10

Como Citar

MELCHIADES DA SILVA, A.; FRANT, J. B.; OLIVEIRA, V. C. A. de . Uma leitura de Produções de Significados na constituição da noção de base em Álgebra Linear. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. DOI: 10.34019/2594-4673.2022.v6.38657. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38657. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

30 anos do Modelo dos Campos Semânticos e processos de ensino e de aprendizagem