Mapeamento de teses de doutorado sobre o processo de desenvolvimento de conceitos na formação de professores que ensinam matemática: Uma análise com base na Teoria Histórico-Cultural
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.38346Palavras-chave:
Teoria Histórico-Cultural; Formação de professores; Formação de conceitos; Conceito científico; Matemática.Resumo
O presente artigo objetivou investigar, nas teses indexadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2010 a 2022, como pesquisadores brasileiros conduzem o processo de desenvolvimento de conceitos na formação de professores que ensinam matemática à luz da Teoria Histórico-Cultural e seus desdobramentos. Trata-se de uma revisão integrativa, guiada por sete ações: 1) Estudo do processo de revisão integrativa; 2) Delimitação da temática, problema e objetivo de pesquisa; 3) Busca de teses na BDTD; 4) Estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão; 5) Seleção das pesquisas; 6) Levantamento, organização e descrição dos dados; e 7) Análise e interpretação dos resultados. Na busca por teses de Doutorado na BDTD, utilizamos os descritores formação de conceitos, professores e matemática. Adotamos como critérios de inclusão as pesquisas realizadas no Brasil que abordavam formação de conceitos matemáticos no contexto da formação de professores com base teórica procedente da Teoria Histórico-Cultural. Assim, selecionamos cinco teses de Doutorado. Para análise, consideramos as seguintes temáticas: 1) contexto geográfico das pesquisas; 2) contexto da formação de professores; 3) desdobramentos da Teoria Histórico-Cultural adotados nas pesquisas; 4) principais autores que sustentam o processo de formação de conceitos; e 5) desenvolvimento de conceitos na formação de professores. A principal lacuna detectada consiste na falta de explicitação dos elementos da lógica que sustenta o método de ensino e aprendizagem no relato da experiência investigativa com os professores. Tal lacuna se constitui em pauta para futuras pesquisas.
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