Área e Perímetro nas pesquisas com alunos da Educação Básica: um estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2021.v5.33499

Palavras-chave:

Área, Perímetro, Estado do Conhecimento, Alunos da Educação Básica, Educação Matemática

Resumo

Este estudo intenta analisar as práticas de pesquisa com alunos referente à área e perímetro na Educação Básica, quanto aos seus objetivos, metodologias de ensino e de pesquisa e suas inferências. Para tanto, analisamos três bases de dados: (a) Biblioteca Digital brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); (2) Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (CTD) e últimos dez anos do Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM. Perante essa investigação, evidenciamos que os estudos estão concentrados na região Sudeste do país; em sua maioria, são dissertações; e que não há elementos para suscitar um crescimento ou decrescimento das pesquisas nos últimos anos. Elencamos, ainda, a forte ênfase nas compreensões e manifestações dos alunos quanto aos conceitos de área e perímetro, bem como o foco em tarefas e atividades na configuração de metodologias de ensino e de pesquisa. Além disso, apontamos que muitos avanços são descritos de forma genérica, o que inviabiliza nossas considerações e produções na temática. Por fim, consideramos que este mapeamento pode contribuir para pesquisadores e docentes que ensejam adentrar na temática área e perímetro na Educação Básica, potencializando que diferentes formas de pensar tais conceitos possam vir à tona em pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maicon Quevedo Fontela, UNIPAMPA

Mestrando em Educação pelo PPGEdu-Unipampa. Especialista em Matemática pela Faculdade Venda Nova do Imigrante(FAVENI). Graduado do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha- campus São Borja. Atualmente é professor da Escola Municipal Osvaldina Batista da Silva. Tem experiência na área de Matemática, atuando entre junho de 2016 à fevereiro de 2018 como bolsista do PIBID (Programa institucional de bolsas de iniciação à docência).

Referências

ALMOULOUD, S. A.; COUTINHO, C. D. Q. E. S. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19/ANPEd. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, SC, v. 3, p. 62-77, 2008.
BEZERRA, L. S. O tangram e suas contribuições para o processo de abstração e compreensão dos conceitos geométricos de área e perímetro. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.
BORBA, B. T. Práticas de ensino e aprendizagem de matemática e tecnologia: Um olhar para as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dissertação (Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Federal de Uberlândia, 2017.
CANNE, D. V. Uma análise praxeológica das tarefas referentes à abordagem de área e perímetro nos anos finais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2015.
FERNANDES, F. A., MORAES, J. C. P; PEREIRA, A. L. Adolescentes em conflito com a lei nas pesquisas em Educação: um olhar a partir de dissertações e teses. Revista Educar Mais, 4(3), 773-793, 2020.
FERREIRA, L. F. D. Um estudo sobre a transição do 5º ano para o 6º ano do ensino fundamental: o caso da aprendizagem e do ensino de área e perímetro. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica). UFPE-PE, Recife, 2018.
HENRIQUES, M. D. Um estudo sobre a produção de significados de estudantes do ensino fundamental para área e perímetro. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011.
LASMAR, E. F. T. Uma experiência pedagógica de uso de tecnologias no ensino de área e perímetro com estudantes da educação de jovens e adultos (EJA). Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, 2016.
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NUNES, J. M. V. A prática da argumentação como método de ensino: O caso dos conceitos de área e perímetro de figuras planas. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
OLIVEIRA, S. As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 3, p. 126-140, 5 maio 2020.
PAULO, G. P. Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
PERETTI, L; COSTA, G. M. T. Sequência Didática na Matemática. Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai – IDEAU- Revista de Educação Ideau. Vol. 8, nº 17, Jan. /Jun., 2013.
PESSOA, G. Efeitos de uma sequência de atividades para a dissociação entre área e perímetro no 3º ciclo do Ensino Fundamental. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010.
PIOVEZAN, A. C. T. Entre perímetros, áreas e equações: a conscientização das ações de ensino. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013.
PRATES, U. As elaborações de estudantes do sexto ano do ensino fundamental sobre o conceito de área a partir de atividades orientadoras de ensino. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010.
QUEVEDO, G. A. Compreensão dos conceitos de área e perímetro: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2016.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.
ROSA, R. X. Projeto de Modelagem Matemática e Teoremas em Ação: Uma Investigação sobre os Conceitos de Área e Perímetro. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2017.
SANTOS, E. S. C. Comparando área de figuras por visualização e sobreposição. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013.
SANTOS, D. C. S. Aprendizagem dos conceitos de perímetro e área enquanto grandezas na educação de jovens e adultos (EJA): o contexto desflorestamento da Amazônia. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010.
SANTOS, E. R. A influência das variáveis didáticas na resolução de problemas com área e perímetro. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010.
SENZAKI, N. N. Conceitos de área e de perímetro: um estudo metanalítico. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
ZILS, M. I. E. Uma análise das abordagens desenvolvidas em livros didáticos sobre os conteúdos escolares “área” e “perímetro”. Dissertação (Mestrado em Educação Científica), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

FONTELA, M. Q. .; PEREIRA DE MORAES, J. C. Área e Perímetro nas pesquisas com alunos da Educação Básica: um estado do conhecimento. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.34019/2594-4673.2021.v5.33499. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/33499. Acesso em: 27 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos