Interligando Educação Financeira e Matemática no Ensino Básico. Proposta didática para o 4.º ano

  • Lina Maria Dias da Fonseca Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Mariana Costa Bettencourt Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Palavras-chave: Educação Financeira, Matemática, Proposta Didática, Ensino Básico

Resumo

A formação dos alunos, em áreas diversificadas, é preocupação da escola, desde os anos iniciais da escolaridade. A necessidade de contribuir para o desenvolvimento da literacia financeira dos indivíduos, essencial para uma cidadania ativa e crítica, tem levado ao trabalho na área da educação financeira, tanto per si como associada, à matemática. No sentido de perceber que aspetos da educação financeira aprendem os alunos quando resolvem problemas que envolvem situações do dia a dia, desenhou-se um estudo de caso seguindo uma metodologia qualitativa. O caso era constituído por dezasseis alunos, com idades entre os 8 e os 10 anos, de uma turma do 3.º e 4.º anos de escolaridade. A recolha de dados recorreu a registos escritos dos alunos, a observação direta, registos fotográficos e áudio. Foi desenhada uma proposta didática que integrava uma sequência de 7 tarefas e permitiu trabalhar temas de educação financeira e da matemática. Os alunos revelaram conhecimento das moedas e notas de euro e das suas relações de equivalência. O conceito de semanada era do conhecimento de alguns, mas nem sempre o de poupar. Identificavam meios de pagamento, mas não estavam habituados a tomar decisões. Através das tarefas da proposta didática contactaram com noções de rendimento e de despesa, a simular pagamentos e trocos e a tomar decisões tendo em conta um rendimento estabelecido, mas também a desenvolver a capacidade de comunicar o seu pensamento aos colegas.

 

Referências

BETTENCOURT, M. / Educação Financeira e Matemática - Proposta Didática para alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade. (Relatório final de Prática de ensino supervisionada). Viana do Castelo: ESE-IPVC, 2020.

COUTINHO, C. / Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Livraria Almedina, 2013.

FONSECA, L., & SANTIAGO, A. / Matemática e educação financeira: possíveis conexões. Educação e Matemática, Lisboa, 154, p.77-80, 2020.

FONSECA, L. / Literacia financeira de futuros professores: contributos da didática da matemática. Em Pires, M. V., Mesquita, C., Lopes, R. P., Santos, G., Cardoso, M., Sousa, J., Silva E., Teixeira, C. (Eds.). Livro de atas do II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), pp. 720-728. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2017. https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/4960

MARTINS, G., GOMES, C., BROCARDO, J., PEDROSO, J., CARRILLO, J., SILVA, L., ENCARNAÇÃO, M., HORTA, M., CALÇADA, M., NERY, R., & RODRIGUES, S./ Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação, 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA [MEC] / Referencial de Educação Financeira. Lisboa: Direção-Geral da Educação, 2013.

OECD / New Approaches to Economic Challenges. Final NAEC Synthesis. Paris: OECD, 2015.

OECD / Financial Literacy. Analysis of issues and policies. OECD, 2005. Acedido em abril de 2015: http://www.sourceoecd.org/finance/9264012567
Publicado
2020-04-24
Seção
Artigos