Interligando Educação Financeira e Matemática no Ensino Básico. Proposta didática para o 4.º ano

Autores

  • Lina Maria Dias da Fonseca Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Mariana Costa Bettencourt Instituto Politécnico de Viana do Castelo

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2019.v3.29909

Palavras-chave:

Educação Financeira, Matemática, Proposta Didática, Ensino Básico

Resumo

A formação dos alunos, em áreas diversificadas, é preocupação da escola, desde os anos iniciais da escolaridade. A necessidade de contribuir para o desenvolvimento da literacia financeira dos indivíduos, essencial para uma cidadania ativa e crítica, tem levado ao trabalho na área da educação financeira, tanto per si como associada, à matemática. No sentido de perceber que aspetos da educação financeira aprendem os alunos quando resolvem problemas que envolvem situações do dia a dia, desenhou-se um estudo de caso seguindo uma metodologia qualitativa. O caso era constituído por dezasseis alunos, com idades entre os 8 e os 10 anos, de uma turma do 3.º e 4.º anos de escolaridade. A recolha de dados recorreu a registos escritos dos alunos, a observação direta, registos fotográficos e áudio. Foi desenhada uma proposta didática que integrava uma sequência de 7 tarefas e permitiu trabalhar temas de educação financeira e da matemática. Os alunos revelaram conhecimento das moedas e notas de euro e das suas relações de equivalência. O conceito de semanada era do conhecimento de alguns, mas nem sempre o de poupar. Identificavam meios de pagamento, mas não estavam habituados a tomar decisões. Através das tarefas da proposta didática contactaram com noções de rendimento e de despesa, a simular pagamentos e trocos e a tomar decisões tendo em conta um rendimento estabelecido, mas também a desenvolver a capacidade de comunicar o seu pensamento aos colegas.

 

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Referências

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Publicado

2020-04-24

Como Citar

FONSECA, L. M. D. da; BETTENCOURT, M. C. Interligando Educação Financeira e Matemática no Ensino Básico. Proposta didática para o 4.º ano . Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.34019/2594-4673.2019.v3.29909. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/29909. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos