A produção de significados para a noção de base a partir da leitura de livros-texto de Álgebra Linear

  • Amarildo Melchiades da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Janete Bolite Frant Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Educação Matemática, Produção de significados, Ensino e aprendizagem, Álgebra linear

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a produção de significados para a noção de base em Álgebra Linear, para espaços vetoriais de dimensão finita, a partir da leitura de livros-texto. A questão que orientou nossa investigação foi: que significados matemáticos podem ser produzidos por um leitor para a noção de base a partir da leitura de livros-texto de Álgebra Linear? A base teórica que fundamentou o estudo foi o Modelo dos Campos Semânticos. Nesse contexto nossos informantes foram autores de livros com formação em Matemática. A leitura das obras permitiu identificar os diferentes significados matemáticos que podem ser produzidos para a noção de base.

Referências

ALMEIDA, Vitor R. Álgebra Linear como um curso de serviço para a licenciatura em Matemática: o estudo das transformações lineares. 2013. 172p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

ALVES, Aretha F. Álgebra Linear como um curso de serviço para a licenciatura em Matemática: o estudo dos espaços vetoriais. 2013. 176p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
BIRKHOFF, G.; MACLANE, S. Álgebra Moderna Básica. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1980.
BOGDAN, R. BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2013.
BOLDRINI, L.J. e outros. Álgebra linear. 3 ed. São Paulo: Harbra, 1986.
CARVALHO, J.B. Álgebra Linear: introdução. 2 ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos / Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1979.
DERRIDA, J. Limited inc. Campinas/SP: Papirus, 1991.
DORIER, Jean-Luc. Analysis historique de l’emergence des concepts élémentaires d’algebre linéaire. Chier Didirem n.7, IREM de Paris 7, 1990.
GONÇALVES, A. Introdução à álgebra linear. São Paulo: Edgard Blücher, 1977.
HALMOS, P. Espaços Vetoriais de Dimensão Finita. Rio de Janeiro: Campus, 1978.
JULIO, Rejane S. Uma leitura da produção de significados matemáticos e não-matemáticos para dimensão. Rio Claro: 2007, 118p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.
LEONTIEV, A. N. O Desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Editora Moraes, 1978.
LINS, R.C. Epistemologia, história e educação matemática: tornando mais sólidas as bases da pesquisa. Campinas/SP: Revista da SBEM-SP, 1(1)75-91, set, 1993.
LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. 4. ed. Campinas: Papirus, 1997. (Coleção perspectivas em Educação Matemática)
LINS, R.C. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: Bicudo, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 75-94.
LINS, R.C. The production of meaning for álgebra: a perspective based on a theorical model of semantic fields. In: SUTHERLAND, R. et al (Ed.) Perspectives on school algebra. London: Kluver Academic Publishers, 2001
OLIVEIRA, Viviane C.A. de. Sobre a produção de significados para a noção de transformação linear em álgebra linear. Rio Claro: 2002, 187p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.
SILVA, Amarildo M. Uma análise da produção de significados para a noção de base em álgebra linear. Rio de Janeiro: 1997, 162p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Departamento de Educação Matemática, Universidade Santa Úrsula/USU.
SILVA, Amarildo M. Sobre a dinâmica da produção de significados para a Matemática. JIEEM- Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. V.6(2), 2013, p.1-30.
STEINBRUCH, A. ; WINTERLE, P. Álgebra linear. 2 ed. São Paulo: Mcgraw-Hill, 1987.
WAERDEN, Van D. Modern álgebra. New York: Frederick Ungar Publishing C.O., 1949.
Publicado
2017-09-29
Seção
Artigos