A atuação e as atribuições do profissional de apoio

contrapontos da escola e legislação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.38518

Palavras-chave:

Profissional de apoio, Formação de professores, Inclusão Escolar

Resumo

Visando atender às necessidades educacionais do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) na escola, os Profissionais de Apoio (PA) passaram a fazer parte da equipe pedagógica multidisciplinar. Diante disso, a discussão sobre a formação e atuação destes profissionais tem se tornado necessária. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar como acontece a atuação dos PA na escola inclusiva em diálogo com a legislação. Foram entrevistados quatro PA que atuaram em uma escola inclusiva na rede pública de Belém, capital do Estado do Pará. As respostas foram analisadas com base em quatro eixos: concepções acerca do PA; funções (atribuídas e executadas); formação inicial e continuada; e avaliação da atuação profissional. A análise mostrou que não há consenso entre as atribuições delegadas e as executadas pelos PA. Além disso, não existe uma legislação que caracterize o perfil e as funções deste profissional.

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Biografia do Autor

Letícia Nascimento, Universidade Federal do Pará/Instituto de Ciências da Educação/Faculdade de Educação

Professora auxiliar no Escola de Educação Infantil Espaço Kids, lotada na Educação Infantil. Pós-graduanda em Educação Especial e Incluisva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica na Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Membra e pesquisadora nos Grupos de Pesquisas e Estudo de Educação, Linguagem & Subjetividade Surda (GPELISS/UFPA) e de Aprendizagens e Práticas Pedagógicas Inclusivas (GEPAPPI/UFPA). Atualmente cursa licenciatura plena em pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Têm experiência nas áreas de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial na perspectiva da educação inclusiva, educação de surdos, Transtorno do Espectro Autista. Tem interesse nas áreas de Educação especial na perspectiva da inclusão e formação docente.

Christianne Souza, Universidade Federal do Pará/Instituto de Ciências da Educação/Faculdade de Educação

Professora Efetiva Classe D- Associado Nível I da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (FAED/ ICED/ UFPA). Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar (2019). Mestra em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela UFPA (2003). Graduada em Psicologia pela UFPA (1999). Tem experiência na área de Psicologia Escolar/ Educacional. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Linguagem e Subjetividade Surda (GPELISS). Principais linhas de pesquisa: Educação de Surdos, Bilinguismo, Aquisição da Linguagem Escrita por Surdos e Constituição do Sujeito Surdo.

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Publicado

2024-07-25