Ensaio sobre a importância da Educação Matemática Crítica na sociedade do conhecimento hodierna

Autores

  • Júlio Paulo Cabral dos Reis Instituto Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-0957-2710
  • Guilherme Mendes Tomaz dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.31290

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, Cidadania, Autonomia

Resumo

O ensaio, de natureza qualitativa, apresenta uma reflexão sobre o papel e a importância da Educação Matemática Crítica (EMC) na atual sociedade do conhecimento para com a formação do sujeito e para o pleno exercício da cidadania. Contextualiza a EMC como tendência da Educação Matemática, bem como apresenta seus pressupostos e base epistemológica. Também reflete sobre as potencialidades da utilização de modelos matemáticos para a tomada de decisão, pautada em uma perspectiva crítico-reflexiva. Destaca a necessidade da incorporação da EMC como uma postura didático-pedagógica no contexto educacional e no processo de escolarização do estudante, uma vez que poderá refletir no desenvolvimento da criticidade e autonomia ao longo da vida.

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Biografia do Autor

Júlio Paulo Cabral dos Reis, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG. Professor de Matemática Efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG campus Ibirité. 

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista PNPD/CAPES. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade La Salle com período sanduíche (em ambas formações) na Universidade La Salle México (ULSA).

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos