O uso dos resultados dos Conceitos Enade 2014 e 2017 dos cursos de licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Autores

  • Camila Costa de Oliveira Teixeira Álvares Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) https://orcid.org/0000-0002-5907-4851

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.30475

Palavras-chave:

Instituto Federal de Goiás. Licenciaturas. Enade.

Resumo

O artigo analisa o uso dos resultados dos Conceitos Enade 2014 e 2017 para os cursos de licenciaturas do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG): ciências biológicas, ciências sociais, dança, física, matemática, música, pedagogia bilingue e química. Para tanto, ancora-se numa investigação bibliográfica e exploratória a partir de dados colhidos por meio da análise de documentos institucionais do instituto e dos relatórios do Exame Nacional dos Estudantes (Enade) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Em relação às análises dos relatórios Enade dos dois ciclos avaliados, os dados analisados revelam que os diversos cursos de licenciatura do IFG são considerados com desempenho mediano e baixo, conforme os indicadores de qualidade desse exame, tendo mantido uma maior concentração ao conceito 3. O uso dos resultados do Enade ainda não refletiu como instrumento que possibilita ao IFG sanar possíveis dificuldades e propor ações de melhorias apresentadas nos seus cursos de licenciaturas.

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos