A IMAGEM DA MATEMÁTICA CONSTRUÍDA PELOS ALUNOS AO LONGO DOS ANOS INICIAIS
Resumo
Este trabalho tem como tema a imagem que se constrói da Matemática na escola. O objetivo consistiu em
investigar como os alunos constroem a sua relação com a Matemática ao longo dos anos iniciais. Com esse
estudo pretende-se a reflexão sobre o porquê de estudantes demonstrarem intimidação ao se envolverem com
a Matemática escolar. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa e os procedimentos de coleta de
dados foram: observação, entrevista semiestruturada e aplicação de atividades, as quais foram para análise.
Com base na análise é possível concluir que as interferências no pensamento dos estudantes podem em
algum momento na trajetória escolar considerá-la pouco importante. Com isso, acredita-se que as discussões sobre o tema pode estimular o estudo nas ações da prática docente.
This work has as its theme the image that is
constructed of mathematics in school. The
objective was to investigate how students
construct their relationship with mathematics
over the early years. With this study aims to
reflect on why students demonstrate intimidation
to engage with school mathematics. The
methodological approach was qualitative and
procedures for data collection were: observation,
semi-structured interview and activities, which
were for analysis. Based on the analysis we
conclude that the interference in students’
thinking may at some time in school history
consider it unimportant. Thus, it is believed that
discussions on the topic can encourage the study
of the actions of teaching practice.
Este trabajo tiene como tema la imagen que se
construye de las matemáticas en la escuela. El objetivo
fue investigar cómo los estudiantes construyen su
relación con las matemáticas en los primeros años.
Con este estudio se pretende reflexionar sobre por
qué los estudiantes demuestran la intimidación
para comprometerse con las matemáticas escolares.
El enfoque metodológico fue de tipo cualitativo y
procedimientos para la recolección de datos fueron:
la observación, la entrevista y las actividades semiestructurada, que eran para su análisis. A partir
del análisis se concluye que la interferencia en el
pensamiento de los estudiantes puede en algún
momento de la historia de la escuela considerarlo
poco importante. Por lo tanto, se cree que los
debates sobre el tema pueden fomentar el estudio
de las acciones de la práctica docente.