Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal da Bahia
experiências em turmas de 3º ano do ensino médio de um colégio estadual
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.35150Palabras clave:
Relato de experiência, Residência pedagógica, Licenciatura em LetrasResumen
Este relato de experiência compreende a participação das autoras-relatoras nas atividades virtuais e remotas, entre dezembro de 2020 e junho de 2021, do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal da Bahia – Núcleo Letras. A organização deste relato se divide em: introdução, considerações iniciais sobre letramento e gêneros textuais no ensino de língua materna, breves considerações sobre o ensino remoto em um colégio estadual, descrição das atividades desenvolvidas nos períodos de observação e de regência e considerações finais; além das referências. A metodologia utilizada para construção e desenvolvimento deste relato é texto dissertativo-descritivo, com vistas a relatar os acontecimentos principais ocorridos durante a experiência, de maneira pontual. Constatamos, através deste relato, a relevância e a importância que os programas de residência pedagógica têm no processo de formação docente de licenciandos(as) das diversas universidades públicas brasileiras.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 84. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. 2. ed. Cascavel: ASSOESTE, p. 41-48, 1984.
GLOBO. Governo da BA define volta às aulas semipresenciais do ensino médio na próxima semana; fundamental retornará em agosto: Medida foi publicada na edição desta sexta-feira (20) do Diário Oficial do Estado [online]. 20 de julho de 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/07/20/governo-define-volta-as-aulas-semipresenciais-para-turmas-do-ensino-medio-na-proxima-semana-fundamental-retornara-em-agosto.ghtml>. Acesso em: 20 jul. 2021.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10. ed. São Paulo: Ática, 2019.
MELO, Vânia. Obras publicadas [on-line]. Disponível em: <https://www.portaloxe.com.br/vania-melo>. Acesso em 28 de maio de 2024.
MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Gêneros: por onde anda o letramento? In: MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza; SANTOS, Carmi Ferraz (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, p. 37-56, 2007.
NATÁLIA, Lívia. Negridianos. In: Correntezas e outros estudos marinhos. Salvador, Bahia: Ogum’s, 2015.
SOARES, Elza. A carne [on-line]. Disponível em: <https://youtu.be/yktrUMoc1Xw?si+vjYoz1t9MLIG_QjV>. Acesso em 28 maio de 2024.