Estudantes da EJA e o protagonismo escolar

vozes e marcas da exclusão em busca de vida e cidadania

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.30615

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Protagonismo escolar, Exclusão escolar

Resumen

Este texto tem como objetivo compreender a participação dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de escolarização evidenciando o protagonismo escolar. Neste estudo, o protagonismo escolar é analisado sob a perspectiva de Freire (1987) que o compreende como um movimento de tirar os educandos(as) da situação de sujeitos receptores, passivos, vistos como sem conhecimentos, negados e sem reconhecimento pelas instituições de ensino e colocá-los como centro da educação. Pesquisa de abordagem qualitativa, com uso da entrevista semiestruturada, traz resultados que apontam o trabalho como um fator determinante tanto para o afastamento escolar, como para o seu retorno. Fatores associados às questões familiares e de gênero também foram recorrentes na fala dos estudantes. Além de Freire (1987, 2001, 2011, 2015), contribuíram para este estudo Arroyo (2005, 2011, 2017); Gadotti (2011) e Souza (2003).

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Biografía del autor/a

Stefani Tamires Alves Ribeiro Holanda, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Licenciatura de Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste - UFPE/CAA. Membro do Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura, liderado pelo Profº Drº Mário de Faria Carvalho. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo e Quilombola GEPECQ - CNPQ, Coordenado pela Profª Drª Maria Fernanda Dos Santos Alencar UFPE. Possui interesse em: Movimento de Cultura Popular; Teoria do Imaginário; Educação de Jovens e Adultos.

Maria Fernanda dos Santos Alencar, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Educação (UDELMAR-Chile).Professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco-Centro Acadêmico do Agreste- Núcleo de Formação Docente - curso de Licenciatura em Pedagogia. Professora Colaboradora do Mestrado Profissional de Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (CCSA/UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ-CNPQ). Integrante do Centro Paulo Freire -Estudos e Pesquisa.Tem experiência na área de Educação com ênfase nas politicas educacionais e formação de professores; atuando principalmente nas seguintes temáticas: Educação do Campo, Educação Quilombola, Educação de Jovens e Adultos, Prática educativa, Saberes docentes e Organização escolar. 

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Publicado

2021-12-30