Resumo Contribuições do ensino de Geografia para um educando com Síndrome de Down
Resumen
Este artigo é o desdobramento de pesquisas desenvolvidas a partir de um projeto de iniciação científica no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, tendo como objetivo a compreensão dos processos educacionais envolvendo a disciplina de Geografia nos anos iniciais da escolarização no Distrito Federal, tendo como título guarda-chuva: “Por que, para quem e como ensinar Geografia nos anos iniciais da escolarização?” Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa com um estudo de caso de uma criança com Síndrome de Down (SD) com nove anos de idade. O objetivo geral é o de entender os aspectos da aprendizagem e da construção dos conceitos científicos, baseado em Vygotsky. Os resultados indicam que esse processo de aprendizagem é perpassado por questões metodológicas e conceituais do âmbito social e interpessoal.
This article relates about a research developed from a Scientific Initiation Project under the Faculty of Education, University of Brasilia, with the objective of understanding educational processes involving the discipline of geography in the early years of schooling in the Federal District, Brazil, having as umbrella title : for what, for whom and how to teach geography in the early years of schooling?. Methodologically it is a qualitative research with a case study of a child with Down Syndrome (DS) with nine years of age. The overall goal is to understand the aspects of learning and the construction of scientific concepts, based on Vygotsky. The results indicate that this learning process is permeated by methodological and conceptual issues of social and interpersonal context.
Este artículo es el resultado de la investigación desarrollada a partir de un Proyecto de Iniciación Científica de la Facultad de Educación de la Universidad de Brasilia, con el objetivo de la comprensión de los procesos educativos que involucran la disciplina de la geografía en los primeros años de escolaridad en el Distrito Federal, teniendo como título: “Por qué, para quién y cómo enseñar geografía en los primeiros años de escolaridad?”. Metodológicamente se trata de una investigación cualitativa con un estudio de caso de un niño con síndrome de Down (SD), con nueve años de edad. El objetivo general es conocer los aspectos del aprendizaje y la construcción de los conceptos científicos, basado Vygotsky. Los resultados indican que este proceso de aprendizaje está permeado por cuestiones metodológicas y conceptuales del contexto social e interpersonal del niño.