Práticas educativas desenvolvidas pelo discente de Educação Física: o conteúdo lutas na escola
Resumen
Este trabalho objetiva relatar minha experiência de estágio enquanto discente de Educação Física, numa turma de 1º ano do ensino médio, com o conteúdo de lutas, que foi dividido em três temas: boxe olímpico, judô e capoeira. Dentre estes, o judô foi o desporte com o qual tive maior facilidade de trabalhar, devido à minha experiência prévia com tal atividade. A partir desse relato, podemos destacar algumas dificuldades com as quais os graduandos podem se deparar no momento em que iniciam seus estágios docentes. Tais dificuldades compreendem desde a infraestrutura no âmbito escolar até o trabalho com conteúdos da cultura corporal distantes de suas experiências prévias e dos saberes acumulados antes mesmo da formação inicial, o que exclui esta última como responsável exclusiva pela qualidade das práticas educativas.
This study reports my internship experience as student of Physical Education, a class of 1st year of high school, with the contents of fights, which was divided into three themes: Olympic judo and boxing capoeira. Among these, judo was what I had to work more easily, which stems from my previous experience with this practice. From this report, we highlight some difficulties that may be encountered by graduate students at the time they begin their internship faculty. These range from infrastructure in schools, to work with the contents distant body culture of their previous experiences and accumulated knowledge even before the initial training, which excludes the latter solely responsible for the quality of educational practices.
Este trabajo objetiva relatar mi experiencia en práctica mientras estudiante de Educación Física, en una turma de 1º año de la Enseñanza Media, con el contenido de luchas, que fue dividido en tres temas: boxeo olímpico, judo y capoeira. De entre estos, el judo fue lo que tuve mayor facilidad de trabajar, lo que transcurre de mi experiencia previa con tal práctica. A partir de ese relato, podemos destacar algunas dificultades que pueden venir a ser encontradas por graduados en el momento en que inician sus prácticas docentes. Estas van desde la infraestructura en el ámbito escolar, hasta el trabajo con contenidos de
la cultura corporal distantes de sus experiencias previas y de los saberes acumulados antes de la formación inicial, lo que excluí esta última como responsable exclusiva por la calidad de las prácticas educativas.