Interfaces entre o currículo cultural da educação física e o processo de inclusão
Resumen
A presente pesquisa confrontou o paradigma da inclusão com os pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva cultural da Educação Física na tentativa de estabelecer uma correlação entre ambos. Trata-se de uma etnografia das aulas ministradas em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal paulistana. O material coletado mediante observações e gravações de vídeo foram confrontados com a teorização cultural. Após a análise dos dados, concluiu-se que as aulas de Educação Física culturalmente orientadas contribuem positivamente para o paradigma da inclusão, uma vez que os princípios que inspiram tal proposta propiciam a organização e desenvolvimento de atividades de ensino que abrangem o coletivo discente, sem a seleção de temas e situações que provoquem a exclusão devido às limitações físicas ou sensoriais.
This research aims to confront the inclusion paradigm with the cultural perspective of Physical Education in an attempt to establish a positive correlation between both. The goal of this research is to observe and to analyze if the P.E. classes coordinated by the teacher Marcos Ribeiro das Neves can contribute to a better inclusion process in EMEF Dom Pedro I, north zone of São Paulo, Brazil. It is an ethnographic fieldwork research using observation, diarykeeping and video recording of the 1ºB P.E. classes as an analysis procedure. The conclusion indicates that these P.E. classes have positively
contributed to the inclusion paradigm, since this curriculum has enabled the implementation of principles similar to those of the inclusion paradigm. The proposals in classes have covered all students, including those who would be
naturally excluded in a traditional curriculum because of their handicaps.
Esta investigación tiene como objetivo hacer frente al paradigma de la inclusión en la perspectiva cultural de la Educación Física en un intento de establecer una correlación positiva entre ambos. El objetivo de esta investigación es observar y analizar si las clases de Educación Física coordinadas por el profesor Marcos
Ribeiro das Neves pueden contribuir a un mejor proceso de inclusión em la EMEF Dom Pedro I, región norte de São Paulo, Brasil. Se trata de una investigación de tipo etnográfico mediante la observación, el diario de mantenimiento y
grabación de vídeo de la turma de el 1ºB como un procedimiento de análisis. La conclusión indica que estas clases han contribuido positivamente al paradigma de la inclusión, ya que este programa ha permitido la aplicación de principios similares a los del paradjigma de inclusión. Las propuestas en las clases han cubierto todos los estudiantes, incluyendo aquellos que se excluyen de forma
natural en un plan de estudios tradicional, debido a sus desventajas.