CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PROPOSTAS DE AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR

Autores/as

  • Flávia Russo Silva Paiva UFV
  • Denilson Santos de Azevedo UFV
  • Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho UNIRIO

Resumen

Este artigo tem por objetivo refletir acerca das concepções de educação integral que formatam as propostas de
tempo integral no cenário educacional brasileiro, bem como sobre a qualidade dessas ações. Metodologicamente,
utilizamos a pesquisa bibliográfica e apoiamos nossas análises nas contribuições teóricas de autores que se
debruçam ao estudo da educação em tempo integral. Diante das diferentes concepções de educação integral,
evidenciamos que para uma proposta de ampliação da jornada escolar ser qualitativa é necessário se fundamentar
numa concepção de educação integral sócio-histórica, ou seja, que valorize a formação multidimensional do ser
humano, levando em consideração todas as suas possibilidades de desenvolvimento.

 

This article aims to reflect on the concepts of
holistic education that shape the proposals in fulltime Brazilian educational scenario, as well as on
the quality of these actions. Methodologically, we
used the literature and support our analyzes on
the theoretical contributions of authors who have
addressed the study of full-time education. Given
the different conceptions of integral education,
we showed that for a proposal to expand the
school day be qualitative need be based on a
concept of integral education socio-historical,
ie, that values training multidimensional human
being, taking into account all their development
possibilities.

 

Este artículo tiene como objetivo reflexionar
sobre los conceptos de formato de educación
integral que ofrece a tiempo completo en el
escenario educativo de Brasil y en la calidad de
estas acciones. Metodológicamente se utilizó la
literatura y apoyamos nuestros análisis sobre las
aportaciones teóricas de autores que se centran
en el estudio de la educación a tiempo completo.
Teniendo en cuenta las diferentes concepciones
de la educación integral, nos mostró que para
una propuesta de ampliar la jornada escolar es
cualitativa, es necesario apoyar un concepto
de educación integral socio-histórico, es decir,
que los valores de la formación del ser humano
multidimensional, teniendo en cuenta toda la
posibilidades de desarrollo.

 

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Biografía del autor/a

Flávia Russo Silva Paiva, UFV

Pedagoga (UFV), Mestre em Educação (UFV), professora substituta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa/MG.

Denilson Santos de Azevedo, UFV

Graduado em História (UFRJ), Mestre em Educação (UFF), Doutor em Educação (USP), professor do Departamento de Educação da Universidade
Federal de Viçosa/MG.

Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho, UNIRIO

Graduada em Letras e Pedagogia (USU), Mestre em Teoria Literária e Doutora em Educação (UFRJ), professora da Universidade Federal do
Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. 

Publicado

2014-12-11

Número

Sección

Artigos