CRIANÇAS E DISCURSOS SOBRE OS CORPOS NOS COTIDIANOS ESCOLARES

Autores/as

  • Leonardo Ferreira Peixoto UCP

Resumen

Quais discursos sobre a sexualidade circulam nos cotidianos escolares? Este artigo apresenta os dados de
uma oficina sobre gênero e sexualidade desenvolvida com crianças de uma turma do 2º ano do ensino
fundamental em uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é compreender como as crianças
(re)conhecem os (próprios) corpos. Como Foucault, percebe-se que os corpos estão presos no interior de
poderes que limitam, proíbem e desautorizam os discursos sobre a sexualidade. No entanto, as crianças
subvertem (re)inventam e (re)produzem outros conhecimentos sobre os corpos. Conhecimentos muitas vezes
considerados proibidos, mas que também fazem parte dos cotidianos escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Ferreira Peixoto, UCP

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (PPGE/UCP) / Professor Assistente
do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas. 

Publicado

2013-12-10