Narrativas compõem a história: educadoras de infância em Rio Branco-Acre
Resumen
O artigo é fruto de minha dissertação de mestrado e dá ênfase à narrativa de história de vida de uma das
professoras de educação infantil, da primeira instituição desta modalidade de ensino em Rio Branco, Acre,
extremo Sul da Amazônia Ocidental. Busco trançar os fios da narrativa das experiências da professora com os
fios de minha própria história de vida e experiência como aluna e professora formadora de outras professoras,
tecendo uma trama em que passado e presente, histórias singulares e coletivas se enredam aos saberesfazeres
da educação infantil ontemhoje neste município. Foram adotados os princípios da investigação narrativa
e, através da história oral e da rememoração de experiências, escavei as memórias de vida e profissão desta
professora e as minhas, bem como busquei fragmentos da história da educação infantil no município de Rio
Branco. A fundamentação teórica se faz perante as contribuições de António Nóvoa (1995), Jorge Larrosa
(1998, 2002), Walter Benjamim (1986) e outros. Os enredos das nossas histórias, minha e a da professora
compõem ontemhoje singularidades que expressam saberesfazeres docentes que são, franjas de uma história
que continua sendo tecida.