Desenhando a identidade de gênero na educação física escolar

Autores/as

  • Sissi Martins Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Ludmila Mourão Universidade Gama Filho.

Resumen

A pesquisa buscou investigar a construção das relações de gênero, durante o processo educativo e o sexismo nos jogos e brincadeiras de meninos e meninas, através da interpretação dos desenhos infantis.  A partir de uma abordagem etnográfica observou-se alunos (as) de 2ª e 3ª séries do Ensino Fundamental, através da observação participante e realizou-se a análise de 47 desenhos feitos pelas crianças, que foram  classificados em três categorias, relacionadas à percepção sobre o sexismo, nas atividades lúdicas: (1) separadas por sexo; (2) em confronto entre os sexos; (3) mistas. Verificou-se que a maioria das crianças representou, no desenho, seus agrupamentos divididos por sexo; e pela ocupação diferenciada dos espaços destinados a meninos e meninas. Observou-se, nos espaços de recreação, que as professoras são tolerantes às práticas sexistas na escola, na medida em que não discutem tais representações com as crianças, perpetuando, na educação, comportamentos  associados às diferenças de gênero.  Os resultados da análise dos desenhos  nos mostram que as dinâmicas e práticas escolares mantêm as desigualdades de gênero nas práticas corporais, reforçando nas experiências lúdicas infantis jogos e brincadeiras adequados a cada sexo. E, na representação das professoras, em geral, o peso da reprodução dos padrões tradicionais e conservadores presentes  se fazem, persistem em uma pedagogia que se mantém ajustada à exclusão de meninos e meninas, se considerarmos a diferença de gênero.

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Biografía del autor/a

Sissi Martins Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Profª e Drª do Departamento de Educação Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Ludmila Mourão, Universidade Gama Filho.

Profª e Drª da Graduação e da Pós-graduação em Educação Física e Cultura da Universidade Gama Filho.

Publicado

2013-12-03

Número

Sección

Artigos