ALGUMAS DETERMINAÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E SEUS EFEITOS DE SENTIDOS SOBRE O TRABALHO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA

Autores/as

  • Letícia Ramalho Brittes
  • Liliana Soares Ferreira

Resumen

Propõe-se, a partir do texto de apresentação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, discutir sobre os efeitos de sentidos do trabalho dos professores de língua materna em relação às determinações expressas neste documento. Para tanto, esta pesquisa de cunho bibliográfico teve como aporte teórico-metodológico a Análise de Discurso da Escola Francesa, partindo da análise de sequências discursivas do referido texto, as quais constituirão o corpus da pesquisa. Através da análise realizada, conclui-se que o trabalho dos professores de língua materna precisa ocupar um lugar de tensão, buscando resistir ao que está previamente determinado pelas políticas educacionais, as quais foram desenvolvidas em um contexto que privilegia os interesses da ideologia da classe dominante, excluindo, nesse processo, a possibilidade de uma formação humana e emancipatória dos sujeitos envolvidos no processo educativo.

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Publicado

2012-03-14