A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

Autores/as

  • Marilene Marzari

Resumen

O artigo tem como objetivo fazer uma leitura da constituição do campo da didática nos cursos de formação de professores, no Brasil, a partir de sua criação, ao final da década de trinta, até o início do século vinte e um. Além disso, refletir a respeito dos rumos da didática a começar do processo de redemocratização do país. Nesse sentido, buscou-se fundamentação bibliográfica em autores como Veiga, Candau, Garcia, Oliveira, Pimenta, André, Franco, Libâneo, entre outros, que discutem a temática. Por fim, iniciar uma reflexão superadora, das discussões que disputam o campo da didática, fundamentada nos estudos da teoria de ensino desenvolvimental, proposta por Davídov, dentro da tradição da teoria histórico-cultural de Vygotsky, que reúne aspectos ligados à didática, à formação de professores e ao currículo, sem perder de vista a ênfase no desenvolvimento cognitivo dos alunos, a partir da organização do ensino, com base nos conceitos teóricos.

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Publicado

2012-03-14