A “língua” e os textos: gramática e tradição no ensino de latim
Resumen
A ideia de que o latim é uma “língua morta” muitas vezes se perpetua na tradição de seu ensino no Brasil, que se sustenta sobre a descrição morfossintática da língua latina a partir de compêndios gramaticais. Os manuais de gramática latina, ainda que tenham grande valor enciclopédico, retratam a língua em sua imobilidade e, mesmo incorporando sentenças da literatura, não contribuem significativamente para o estudo da língua em funcionamento. Por esse motivo, propomos uma reflexão sobre a didática do latim, defendendo que a gramática tradicional latina não seja o recurso principal para a prática docente de latim, mas que essa prática inclua sistematicamente o monumental legado da cultura escrita latina, considerando não somente os gêneros da literatura – poesia, filosofia, retórica, historiografia etc. – mas também, e especialmente, os textos da tradição gramatical antiga – os gramáticos latinos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-12-10
Número
Sección
Artigos