Educação Infantil
aproximações de uma pedagoga com as geografias das infâncias
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.42975Keywords:
Crianças. Educação Infantil. Geografias das InfânciasAbstract
Este artigo tem o objetivo de contribuir para as reflexões sobre a Educação Infantil e as Geografias das Infâncias em diálogo com documentos da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que se adotou a pesquisa-ação como abordagem metodológica, e como parte das reflexões são discutidos pontos de aproximação entre a área e o Currículo da Educação Infantil do Distrito Federal, e apresentadas práticas educativas desenvolvidas com crianças pequenas, 5 e 6 anos, em escolas de Educação Infantil da rede pública do Distrito Federal, em que a autora atuou como professora regente na sala de referência. Compreendendo as crianças como sujeitos de direitos, protagonistas e ativas, a escuta sensível e atenta materializou-se como um dispositivo didático que considerou e valorizou as experiências e os saberes infantis, articulando-os como base para as práticas pedagógicas, focando nos direitos das crianças de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, a cidadania e a cidade.
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